A reduzida programação da Sommerfest Blumenau 2023, anunciada nesta terça-feira (6) pela Secretaria de Turismo e Lazer, indica que a festa de verão pode estar com os dias contados. A próxima edição terá apenas três datas – 2, 3 e 4 de fevereiro –, um contraste com versões anteriores que começaram em janeiro e se arrastaram até o mês seguinte.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp
Não é segredo que o formato da Sommerfest com o qual o blumenauense se acostumou nos últimos anos está em xeque. Avaliações internas da Secretaria de Turismo e da Vila Germânica sugerem que o evento já não tem o mesmo potencial para atrair visitantes de outras cidades. Apesar dos esforços de divulgação, a programação também nunca foi superavitária.
Do ponto de vista financeiro e operacional, a Sommerfest jamais teve uma relação custo-benefício vantajosa para a organização. Além disso, a atual gestão do turismo de Blumenau tenta descolar a pecha de “mini-Oktoberfest de verão”. A comparação foi usada no passado como estratégia de promoção, mas hoje é vista com maus olhos por minimizar a festa de outubro.
O encolhimento da Sommerfest – a programação de 2022, que acabou cancelada em função da variante Ômicron, teria seis dias – é um sinal de que o evento pode deixar de existir ou mudar de nome, como a coluna antecipou em setembro. A edição de 2023 parece sair do papel mais por obrigações assumidas – há contratos em vigência com cervejarias da Oktoberfest – do que por verdadeiro interesse.
Continua depois da publicidade
A própria transferência para fevereiro é um indício de que existe pouco espaço no calendário. Prioridade para Blumenau, o Natal terá a programação estendida até a segunda quinzena de janeiro. Já a Páscoa de 2023 começa logo no início de março. Esse meio tempo precisará ser usado na desmontagem de um evento e na montagem de outro, o que inviabiliza a promoção de uma outra festa grande neste intervalo.
Sem dar muitos detalhes, a prefeitura anunciou que a Sommerfest 2023 “trará muitas apresentações musicais, dança e variedade de gastronomia”. Seja qual for o modelo adotado, o secretário Marcelo Greuel confidenciou à coluna na manhã desta quarta-feira (6) que ele não será replicado em 2024.
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp ou Telegram
Acesse também
Grupo vai investir R$ 3 milhões em arena esportiva em Porto Belo
Rede de shoppings escolhe Blumenau para iniciar programa de descontos a clientes
Cervejaria estreante da Oktoberfest Blumenau compra concorrente
Terreno em frente a hospital de Blumenau vai dar lugar a minicentro de compras