A pandemia do novo coronavírus é passado, pelo menos quando se olha para os grandes eventos. O sucesso da Oktoberfest Blumenau, com multidões aglomeradas nos pavilhões da Vila Germânica e recorde de público em duas décadas sem que isso desencadeasse uma explosão de novos casos de Covid-19, provou definitivamente que a crise sanitária está controlada, graças à ampla cobertura de imunização da população. Créditos para a vacina.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp

Dados da Secretaria de Saúde mostram que em 5 de outubro, na largada da Oktoberfest, Blumenau registrava uma média móvel de apenas oito novos casos diários de Covid-19. No domingo (23) o indicador apontava para 15. Mesmo dobrando, influenciado por um aumento de casos pós-feriado, o número é bem distante da média de 50 verificada no início de outubro de 2021.

Até março deste ano não havia total convicção dentro da prefeitura de Blumenau de que seria possível promover a Oktoberfest em 2022. Mesmo com a vacinação já em curso, a chegada da Ômicron na reta final de 2021 colocou a organização em estado de alerta. Em janeiro a cidade chegou a computar média móvel superior a mil casos. A variante felizmente se mostrou menos letal que as anteriores, ao ponto de ser considerada por médicos e especialistas uma situação de tratamento ambulatorial.

As quase 70 mil pessoas que lotaram a Vila Germânica dois dias atrás, no domingo que encerrou a festa, são a demonstração de que o fantasma do vírus está enterrado. Novos casos e eventualmente mortes pela Covid-19 ainda irão ocorrer, mas serão exceções. Desde o dia 11 de outubro não há nenhuma internação em UTIs da cidade pela doença. Blumenau e a Oktoberfest enfim respiram aliviadas.

Continua depois da publicidade

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp ou Telegram

Acesse também

Acordo da BRF com empresa saudita prevê investimento de meio bilhão de dólares

Indústria de fora de SC busca terreno no Vale para construir fábrica

Blumenau tentou trazer craque do futebol alemão para a Oktoberfest​

O que altos executivos da multinacional Honda vieram fazer em Blumenau

Destaques do NSC Total