A catarinense Tupy fechou uma parceria com a chinesa Yuchai, uma das maiores fabricantes de motores do mundo. Pelo acordo, a MWM, subsidiária da Tupy comprada em 2022 por R$ 865 milhões, vai se tornar distribuidora de produtos Yuchai na América Latina.

Continua depois da publicidade

Em comunicado ao mercado, a Tupy destacou se tratar de um contrato de parceria “comercial e tecnológica”. Com ela, a MWM aumenta a gama de motores próprios, com destaque para aplicações off-road, incluindo soluções híbridas – diesel e elétricas.

A parceria ainda inclui a distribuição de motores marítimos para embarcações de trabalho de grande porte, incluindo aplicações para novos combustíveis, como metanol e gás liquefeito.

No campo tecnológico, o acordo contempla o desenvolvimento de motores a biometano e etanol, atendendo à demanda por soluções de descarbonização viável que se beneficiam da matriz energética renovável disponível no país, além de estudos para a localização de motores de grande porte, que passariam a ser produzidos no Brasil.

Do outro lado, a Yuchai, que já tem motores operando no Brasil em setores como geração de energia, construção e agronegócio, passa a se beneficiar da rede de distribuição de peças de reposição da MWM, hoje com mil pontos de venda. A companhia chinesa foi fundada em 1951 e exporta motores para mais de 180 países.

Continua depois da publicidade

Quais as maiores empresas de SC

Fonte: Anuário Valor 1000. Crédito das imagens: Divulgação e Arquivo NSC Total

Leia também

Gigante do varejo fecha loja na Rua XV em Blumenau

Samae de Blumenau prepara a criação de quase 30 novos cargos

Incorporadora gaúcha desembarca em SC para disputar mercado em praia concorrida

Blumenau tenta nova concessão do Parque dos Animais após fracasso em 2023