Primeiro evento público do Brasil a ter a marca licenciada, a Oktoberfest Blumenau deve colher mais frutos desse ineditismo em 2025. Depois de vender cerca de 60 mil itens oficiais em 2024, a expectativa é talvez dobrar este número neste ano, projeta Luciana Vitorino, proprietária da Ispartner, empresa que integra o consórcio responsável pelo licenciamento.

Continua depois da publicidade

Luciana foi uma das palestrantes, nesta terça-feira (14), do Oktoberfest Summit, evento no Teatro Carlos Gomes que aborda o mundo dos negócios por trás da maior festa alemã das Américas, com debates sobre gestão, marketing, mercado e ativação de marcas.

Na apresentação, ela ressaltou a importância do licenciamento da marca, que na visão dela ajuda a criar um padrão de qualidade, valoriza a cadeia produtiva e gera retorno financeiro à Oktoberfest.

— A gente não pode deixar o consumidor ir embora com um produto que não representa a identidade da festa — disse.

A Ispartner é uma das responsáveis por identificar e credenciar parceiros comerciais que produzem itens ligados à Oktoberfest, como chapéus, canecos, tirantes, pins, trajes e todo tipo de acessório — até cerveja. A venda desses produtos se reverte em royalties à prefeitura.

Continua depois da publicidade

Em 2024, essa receita ainda foi tímida: foram R$ 48,3 mil que entraram no caixa do município. Apesar disso, o resultado é considerado positivo, já que o processo começou ao longo do ano e ainda havia o desafio de conscientizar lojistas sobre a importância da venda de produtos oficiais.

Como parte dessa estratégia, a Ispartner chamou empresas e lojistas que tinham estoques antigos de produtos com a marca oficial da Oktoberfest Blumenau para que regularizem a situação e não percam o material. Elas estão recebendo um tipo de selo de autenticidade para acrescentar aos itens.

O que é a marca

A marca oficial da festa corresponde à composição que inclui o nome “Oktoberfest Blumenau”, com grafismo específico, associado a um chapéu bávaro — é a “logo” abaixo, que está registrada pela prefeitura no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Sozinhas, as palavras “Oktoberfest” e “Blumenau” podem ser usadas indiscriminadamente, por serem de domínio público.

Leia também

Blumenau vai regulamentar uso de bicicletas elétricas e ciclomotores no trânsito