Está difícil resistir a Hogwarts Legacy. Tenho pelo menos quatro amigos que já têm o jogo e estão amando. Eu sigo no Spyro Reignited Trilogy. E não me leve a mal, acho um dos melhores jogos de plataforma 3D que já joguei, um gênero que eu adoro. Mas, às vezes, não me animo em jogar porque preferia estar com um RPG, criando um personagem e explorando um mundo novo. Exatamente o que Hogwarts Legacy parece ser.

Continua depois da publicidade

Eu queria esperar uma promoção, mas resolvi pegar o celular e olhar o preço da versão mais básica do game. Procurei, procurei e nada de loja grande vendendo. Só via em mídia digital. Disco, só para PS5. O que está acontecendo? Cadê o disco do Xbox?

Não vamos falar sobre esse assunto de falta de mídia física durante a refeição para não causar indigestão na galera (Foto: Reprodução/Hogwarts Legacy)

Foi aí que eu vi algumas notícias sobre um possível fim das vendas em mídia física dos jogos do videogame. A coluna entrou em contato com a Xbox Brasil, mas eles não responderam aos questionamentos. Pelos textos que vi por aí, não há confirmação. Mas também não há negação. Como fica o jogador?

Minha relação com a mídia digital não é das melhores. Eu tenho vários jogos, mas raramente me lembro deles. Compro geralmente em promoções. Jogos raros, geralmente de gerações passadas, que seria difícil encontrar em disco por um bom preço. Porém, na maioria das vezes, eu não me lembro que tenho esses games porque eu não consigo vê-los. Simples assim.

A minha singela coleção de discos e cartuchos para vários consoles está ali. Consigo ver tudo o que eu tenho, relembrar aventuras e saber em quais jogos ainda preciso me aventurar. Eu queria adicionar Hogwarts Legacy à coleção, não queria que ele ficasse na pilha de jogos digitais “esquecíveis”.

Continua depois da publicidade

Se você acha isso um motivo bobo, vou te dar um bem sério. Já conversamos um pouco sobre isso em outro texto, mas, nos videogames, só tem uma loja digital. No caso do Xbox, você compra os jogos digitais na loja da Microsoft. Com o preço que ela quiser. Se ela quiser fazer promoção, faz. Se não quiser, dá uma de Nintendo e fica por isso mesmo, você que lute.

Nem vou te contar o nome de uma empresa que raramente faz boas promoções de jogos digitais… (Foto: Nintendo/Divulgação)

Fiquei indignada com a falta de mídia física para Hogwarts Legacy no Xbox. Não só não vou poder adicionar o disco à minha coleção, mas não vou poder ver qual loja está vendendo mais barato ou comprar o jogo usado.

Caso realmente não haja mais mídia física no Brasil para o Xbox, isso é uma baita sacanagem com quem investiu no videogame mais caro da Microsoft, o Series X. Jogadores que resolveram comprar o console não só por causa de melhores gráficos e performance, mas também por ele ter entrada para disco, o que o Series S não tem.

Com essa atitude, a Microsoft causou em mim um sentimento que tenho certeza que ela não gostaria de causar: de repente, veio uma simpatia enorme pelo PS5.

Continua depois da publicidade

Desde que, na época do Wii, eu comecei a ter as três plataformas, acabava jogando mais duas delas, e sempre foi Nintendo e Xbox. Como deixei o Playstation de lado em duas gerações, não tive pressa em adquirir o PS5 e fiquei esperando a Sony me convencer que eu precisava ter um. Não imaginaria que quem me empurraria para o Playstation seria a Microsoft.

Entre as casas Nintendo, Microsoft, Sony e PC, tá difícil escolher mesmo (Foto: Reprodução/Hogwarts Legacy)

O que me segura mesmo é o posicionamento dos analógicos no controle do PS5. Não gosto mesmo. Aliás, o controle do Xbox se encaixa na minha mão como nenhum outro. É como se fosse a extensão da minha mente.

Mas olhe a surpresa. Fui ver a mídia física do Hogwarts Legacy para PS5 e parece que estão só vendendo a versão deluxe, que é a mais cara, claro. A edição básica, só digital. Parece que as empresas estão aí brincando de dificultar a nossa vida e tirar opções da gente. Agora voltei a achar que o melhor é esperar por uma promoção mesmo.

Leia mais:

Mídia física x mídia digital

Zelda e o aumento do preço dos lançamentos

Hogwarts Legacy e The Last of Us: quando a hype é sufocante

Jogos de plataforma 3D e seus mundos criativos