nsc
nsc

AR POLAR

Ar polar irá derrubar a temperatura no amanhecer desta quarta em SC

Compartilhe

Puchalski
Por Puchalski
27/07/2021 - 16h44
Imagem de satélite da terça-feira mostra as nuvens de chuva da frente fria
Imagem de satélite da terça-feira mostra as nuvens de chuva da frente fria (Foto: GOES 16/Inmet)

Nesta terça-feira (27) tivemos a passagem da frente fria - sistema de chuva - que antecede a chegada do ar frio. Ao longo dessa noite a frente vai se afastando e aos poucos o falado ar polar vai avançando por SC.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

> Defesa Civil de SC alerta para risco de temporais com raios e ventania

Por isso, o frio vai aumentando ao longo da noite até trazer um amanhecer gelado com previsão de temperatura abaixo de 0°C na Serra, Meio-Oeste e Planalto Norte:

Temperatura prevista para o amanhecer de quarta
Temperatura prevista para o amanhecer de quarta
(Foto: )

Mesmo com o sol aparecendo irá fazer frio ao longo da tarde. Na Serra não passará de 6°C, no Meio Oeste 8°C, no Oeste dos 10°C e nas demais regiões 14 a 16°C.

> Queda de granizo atinge três cidades do Oeste de SC; veja vídeo

CONDIÇÃO DO TEMPO

O dia deverá começar com geada em algumas cidades da Serra, Oeste, Meio Oeste e Planalto Norte. Teremos uma quarta de sol entre poucas nuvens em boa parte das cidades. Porém, chamo atenção que no Oeste, Meio Oeste e Serra as nuvens voltam a predominar da tarde para a noite devido a umidade do mar gerada pela presença de um ciclone no mar.

> Chuva, neve, geada, frio intenso: mudanças começam aos poucos em SC

NEVE E/OU CHUVA CONGELADA

Depois do amanhecer com geada, a previsão aponta que do "meio" da tarde para a madrugada de quinta a faixa entre Serra e Meio Oeste possam ter tanto chuva congelada quanto neve, sobretudo nas cidades de maior altitude da Serra. 

Destaco que ao longo da manhã da quinta o tempo fica seco nestas regiões e não teremos mais chance de chuva congelada/neve nesta massa de ar polar.

> Frio extremo em SC gera preocupação e cidades preparam apoio a moradores de rua

SEQUÊNCIA DA SEMANA

A quinta e a sexta terão tempo seco com a presença do sol em todas as regiões. Irá fazer bastante frio entre as noites e o amanhecer dos dois dias. Continuo destacando que o amanhecer mais gelado deverá ser o de sexta-feira quando esperamos algo em torno de -10°C na Serra e de 0°C no Litoral. 

A Geada no amanhecer de quinta deverá ocorrer no Oeste e áreas de baixada do Vale do Itajaí e Sul. Na sexta, geada em todas as regiões, inclusive no Litoral. 

Leia também

De temperatura abaixo de zero a neve: a semana "gelada" em Santa Catarina

Frio extremo em SC gera preocupação e cidades preparam apoio a moradores de rua

Nevascas históricas em Santa Catarina; veja fotos e quando aconteceram

Leandro Puchalski

Colunista

Puchalski

Leandro Puchalski é o meteorologista da NSC Comunicação. Explica como os fenômenos climáticos impactam na vida dos catarinenses.

siga Puchalski

Leandro Puchalski

Colunista

Puchalski

Leandro Puchalski é o meteorologista da NSC Comunicação. Explica como os fenômenos climáticos impactam na vida dos catarinenses.

siga Puchalski

Mais colunistas

    Mais colunistas