Alerta
Florianópolis pode ainda ter menor temperatura dos últimos 21 anos; meteorologista Leandro Puchalski afirma que onda de temperaturas baixas pode chegar no fim de julho
Santa Catarina pode ter um novo recorde histórico de frio nesta semana, conforme os dados da previsão do tempo. As temperaturas mínimas na Serra podem ficar entre -10°C e -12°C, semelhante a menor temperatura já registrada em SC, que foi em Caçador, em 1952, há 69 anos. Isso porque, de acordo com o meteorologista Leandro Puchalski, uma nova e intensa massa de ar frio polar poderá reduzir – e muito – as temperaturas mínimas do Estado.
> Neve é registrada em 28 cidades de Santa Catarina; veja fotos e vídeos
> Saiba como receber notícias de Santa Catarina no WhatsApp
Além do frio extremo, a neve também deve aparecer na Serra durante essa semana. Ainda segundo informações do meteorologista da NSC, a capital do Estado pode ter o maior frio dos últimos 21 anos. Conforme a previsão, Florianópolis pode ter a menor temperatura desde 2000, ano em que os termômetros registram 0°C na cidade.
> Forte ar polar pode trazer neve e marcas históricas de frio em SC
> Puchalski fala da onda de frio intenso em SC em live no NSC Total
O maior impacto trazido por essa onda de frio intenso em SC deverá ser percebido na Serra Catarinense. Na região do Estado conhecida pelo frio extremo, a previsão é ainda mais assustadora. Conforme dados meteorológicos, as mínimas mais baixas podem ser registradas a partir de quarta-feira. Na quinta, o frio extremo deve se espalhar por toda Santa Catarina.
> SC tem quatro cidades entre as mais ricas do país; saiba quais
Embora a expectativa de frio intenso ainda esteja apenas nas previsões, a Defesa Civil de Santa Catarina já emitiu um comunicado. Segunda a nota no site da Defesa Civil, “considerando as projeções atuais, pode ser o frio mais intenso do ano até o momento”. Há risco de congelamento de pista, além da indicação de neve durante a semana.
> Conheça receitas deliciosas para encarar o frio em Santa Catarina
Conforme a meteorologista da Defesa Civil, Carolina Kannenberg, a previsão ainda pode sofrer mudanças, já que a indicação é só para o meio da próxima da semana. Porém, a Defesa Civil já prepara alertas para a onda extrema de frio em SC e deve acompanhar de perto a oscilação das temperaturas.
O recorde de frio em Santa Catarina foi registrado no dia 11 de junho de 1952, de acordo com dados da Epagri/Ciram. A cidade de Caçador, no Meio-Oeste registrou a temperatura mínima de -14ºC.
> Quando acaba o inverno de SC em 2021
A segunda cidade a registrar a menor temperatura foi Canoinhas, no Planalto Norte do Estado. -12ºC foram apontados nas estações meteorológicas no dia 7 de agosto de 1963.
Em terceiro lugar, a cidade de Xanxerê, no Oeste Catarinense registrou -11,6ºC no dia 25 de junho de 1945 e em quarto lugar, a cidade de São Joaquim registrou -10ºC no dia 2 de agosto de 1991.
Veja dicas de como trafegar em caso de pista congelada
Neve em Santa Catarina: saiba em quais cidades é possível ver o fenômeno
Relembre a neve em Santa Catarina com fotos
Neve em Minas Gerais? Entenda o fenômeno que mudou a paisagem de cidades mineiras