nsc
dc

SC PINTADA DE BRANCO

Neve é registrada em 28 cidades de Santa Catarina; veja fotos e vídeos

Fenômeno encantou turistas e moradores durante as últimas horas de quarta e início de quinta-feira na Serra, Meio-Oeste e até na Grande Florianópolis

29/07/2021 - 08h01 - Atualizada em: 29/07/2021 - 15h21

Compartilhe

Augusto
Por Augusto Ittner
Catarina
Por Catarina Duarte
Um dos municípios que registrou neve foi Urupema, na Serra de SC
Um dos municípios que registrou neve foi Urupema, na Serra de SC
(Foto: )

A neve foi registrada em ao menos 28 cidades de Santa Catarina entre a noite desta quarta-feira (28/7) e madrugada de quinta (29/7). Fotos e vídeos feitos por moradores e turistas mostram o fenômeno que encantou quem estava na Serra, Meio-Oeste e até em uma cidade da Grande Florianópolis.

> Receba notícias de Santa Catarina por WhatsApp

O fenômeno aconteceu em Curitibanos, Lages, São José do Cerrito, Bom Retiro, Urupema, São Joaquim, Urubici, Campos Novos, Palmeira, Painel, Rio Rufino, Celso Ramos, Fraiburgo Rancho Queimado, Capinzal, Timbé do Sul, Anita Garibaldi, Campo Belo do Sul, Vargem, Zortéa, Abdon Batista, Brunópolis, São Cristóvão do Sul, Videira, Tangará, Otacilio Costa e Grão-Pará. Depois de encantar turistas e moradores na Serra Gaúcha (principalmente em Gramado), foi a vez de os flocos caírem também em SC.

De acordo com o meteorologista da NSC Comunicação, Leandro Puchalski, a partir da manhã desta quinta-feira o ar começa a ficar mais seco em Santa Catarina, o que afasta totalmente a possibilidade de a neve.

Apesar disso, o frio segue intenso e a previsão é de que as menores temperaturas em décadas sejam registradas na sexta-feira (30), porém com tempo firme e sem a umidade que é essencial para a formação dos flocos. Com isso, a previsão é de mínimas que podem chegar a -10 °C no Planalto Serrano do Estado.

Lista de cidades onde nevou em SC

Curitibanos

Lages

São José do Cerrito

Bom Jardim da Serra

Bom Retiro

Urupema

São Joaquim

Urubici

Campos Novos

Palmeira

Painel

Rio Rufino

Celso Ramos

Fraiburgo

Rancho Queimado

Capinzal

Timbé do Sul

Zortéa

Anita Garibaldi

Campo Belo do Sul

Vargem

Abdon Batista

Brunópolis

São Cristóvão do Sul

Videira

Tangará

Otacilio Costa

Grão-Pará

Neve em Lages

Na maior cidades da Serra Catarinense o registro de neve ocorreu no fim da noite desta quarta-feira (28). Nas redes sociais, moradores compartilharam vídeos e fotos do momento em que os flocos caíam. A mínima em território lageano chegou a -2 °C no amanhecer desta quinta (29). 

Neve em São Joaquim

O primeiro município catarinense a ter registro de neve nesta semana foi São Joaquim. Eram 17h35min quando os primeiros flocos começaram a cair discretamente. Durante o entardecer e à noite, o fenômeno se intensificou na cidade que é a queridinha dos turistas na Serra de SC. No amanhecer desta quinta-feira (29), a temperatura chegou a -6,1 °C na cidade.

> Recorde de frio em SC: confira as menores temperaturas registradas na história

Neve em São José do Serrito

Na pequena cidade de 9 mil habitantes que fica a oeste de Lages, a neve também caiu durante a noite. Imagens feitas às margens de uma rodovia e compartilhadas nas redes sociais mostram a intensidade do fenômeno no município. Por lá a temperatura também chegou à casa dos -2 °C durante a madrugada.

> Nevascas históricas em Santa Catarina; veja fotos e quando aconteceram

Neve em Anita Garibaldi

Um vídeo feito pelo jornal Correio dos Lagos mostra o registro de neve em Anita Garibaldi, também na Serra Catarinense.

Neve em Bom Retiro 

O município de Bom Retiro, também na Serra, registrou o fenômeno na noite de quarta. Um vídeo feito por moradores mostra o momento em que os flocos começaram a cair. 

> Neve em Santa Catarina: saiba em quais cidades é possível ver o fenômeno

Neve em Urupema 

Urupema teve neve e uma madrugada congelante. A mínima registrada no munciípio foi de - 7,4 °C na madrugada desta quinta-feira (29), às 3h.

Neve em Urubici

Urubi tamném teve registro do fenômeno. A camada de gelo cobriu ruas do município e encantou turistas que chegaram a fazer brincadeiras com a neve. 

Neve em Campos Novos 

Outro município onde tambem nevou foi Campos Novos. Na madrugada desta quinta-feira (29), os termômetros marcaram -3,5 °C. 

Neve em Curitibanos

Os bombeiros de Curitibanos fizeram um registro da neve no município. A camada de gelo cobriu a área externa do quartel da cidade que fica no início da área conhecida como Meio-Oeste de SC.

Neve em Rio Rufino 

Neve em Rancho Queimado

Na Grande Florianópolis também houve registro de neve. Além do fenômeno, Rancho Queimado teve um amanhecer gelado com temperaturas de -1,6 °C.

Neve em Campo Belo do Sul 

Neve em Abdon Batista

Previsão para os próximos dias 

De acordo com o meteorologista da NSC Leandro Puchalski, a condição de neve diminui no Estado até o meio da manhã desta quinta. Isso porque o ciclone que está no mar — suporte de umidade para a formação das nuvens de neve — vai se afastar para o oceano, deixando o ar muito seco. Assim, não teremos mais neve nessa onda de frio.

> Depois da neve em SC, vem por aí a madrugada mais fria desse ar polar

Nesta quinta-feira também foi registrada a temperatura mais baixa do ano em SC. Em Bom Jardim da Serra a mínima foi de -8,3 °C às 7h, superando os -8,2 °C de Urupema em 20 de julho. Urupema, inclusive, registrou -7,4 °C, às 3h desta quinta. 

Relembre neves históricas em SC e os recordes de frio

Leia também 

"Nunca passei tanto frio", diz turista ao registrar neve na Serra de SC

Mínima de -8,3 °C em SC marca amanhecer gelado de quinta-feira

Neve chega ao RS e moradora brinca: "Olha o chão branquinho"

Como ver a neve ao vivo em Santa Catarina em 2021

Colunistas