nsc
nsc

Frente fria

Quarta-feira tem máxima de 35ºC e possibilidade de chuva em SC

Compartilhe

Puchalski
Por Puchalski
05/01/2022 - 06h37 - Atualizada em: 05/01/2022 - 07h56
Ar frio ficará pelo oceano nos próximos dias
Ar frio ficará pelo oceano nos próximos dias (Foto: Windy)

Antes de mais nada é importante destacar que frente fria é um sistema meteorológico associado a chuva e não a frio como o nome sugere. Dito isso, a frente - como é normal no verão - passa pelo oceano na altura do Estado. 

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Assim, teremos um dia de nuvens que permitem aberturas de sol, mas que ao longo desta quarta (5) irão provocar pancadas de chuva. Ela seguirá mal distribuída, mas deve pegar uma boa quantidade de cidades. Alerto que muito pontualmente há chance de temporais associado a chuva forte, especialmente no Norte e Vale do Itajaí.

As temperaturas não sobem tanto quanto nos últimos dias, mas ainda há calor para a tarde. Confira:

  • 33 a 35°C Norte e Vale do Itajaí
  • 29 a 31°C Oeste
  • 27 a 29°C Sul, Meio Oeste, Litoral
  • 23 a 25°C Serra

UMIDADE DO MAR NOS PRÓXIMOS DIAS

Depois da passagem da frente fria temos um sistema de alta pressão atuando - nova massa de ar que tem temperatura menor da que estava antes da frente. Como a ilustração acima mostra, ela passa pelo mar. Nela o vento sopra no sentido anti-horário. Pela posição irá entrar de Sul/Sudeste em boa parte de SC.

Desta forma, o Sul tem chance de chuva de manhã parando ao longo do dia. No Litoral, Vale do Itajaí e Norte apesar de boa parte do dia ter sol e nuvens, momentos de chuva passageira e fraca seguem previstos. Nas demais regiões, sol e nuvens com chance de chuva no Meio Oeste no final do dia, mas poucas cidades, mais as próximas do PR.

As temperaturas da tarde não sobem muito ficando entre 26 e 28°C em boa parte da cidades. No Oeste, o calor supera os 30°C.

Leia também:

Criança de 7 anos tem mini-Fusca guinchado pela polícia em SC

Florianópolis entra em alerta após mais de mil testes positivos para Covid em 48 horas

Alta de casos de Covid-19 em SC é "cenário preocupante" no início de 2022, dizem médicos

Leandro Puchalski

Colunista

Puchalski

Leandro Puchalski é o meteorologista da NSC Comunicação. Explica como os fenômenos climáticos impactam na vida dos catarinenses.

siga Puchalski

Leandro Puchalski

Colunista

Puchalski

Leandro Puchalski é o meteorologista da NSC Comunicação. Explica como os fenômenos climáticos impactam na vida dos catarinenses.

siga Puchalski

Mais colunistas

    Mais colunistas