nsc
    nsc

    Lagoa do Peri

    O que podemos esperar de chuva para a Lagoa do Peri, em Florianópolis

    Compartilhe

    Puchalski
    Por Puchalski
    07/09/2020 - 08h07 - Atualizada em: 08/09/2020 - 07h48
    Chuva (mm) prevista
    Chuva (mm) prevista (Foto: Gfs)

    Durante os últimos anos a região de Florianópolis vem passando por um período de diminuição da chuva. Um dos reflexos é o baixo nível da Lagoa do Perí, no Sul de Ilha de SC. A lagoa é um importante mancial que serve tanto para abastecimento quanto para o turismo. A situação vem preocupando. Por isso, a ideia desse texto é mostrar em termos meteorológicos o que vem ocorrendo, e também o que deve ocorrer em termos de chuva.

    > Veja 7 curiosidades sobre a Independência do Brasil

    > Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

    JÁ SÃO 5 ANOS COM MENOS CHUVA

    Para vocês terem ideia, ao longo de um ano a região de Florianópolis tem em média 1500 mm. A última vez que choveu acima dessa média foi em 2015, 5 anos atrás. O gráfico abaixo mostra a chuva ocorrida nos ultimos anos. 

    Chuva ocorrida
    Chuva ocorrida
    (Foto: )

    Vejam que 2018 foi o ano mais seco. Esses dados mostram o grande déficit de chuva que vem se acumulando. Para que a sitaução seja normalizada, certamente não será um período curto de chuva que irá resolver. Por isso, é importante visualizar a previsão climática que não é muito favorável.

    O QUE ESPERAR DA CHUVA

    Como já escrevemos por aqui, ao longo da primavera há previsão de configuração do fenômeno climático La Niña. Se isso se configurar, as informações não são boas. Isso porque o La Niña provoca redução dos volumes de chuva. No final de agosto o Fórum Climatico Catarinense trouxe a previsão do período de setembro a novembro. Este trimestre deverá ter chuva normal a abaixo do padrão da época do ano. Este volume mais dentro do normal é muito agora em Setembro no Litoral. Muito devido a temperatura do oceano Atlântico na nossa costa. Porém, depois a tendência é de redução. Se o La Niña se configurar, essa redução deverá seguir no próximo verão. 

    Previsão do clima nso próximos 3 meses
    Previsão do clima nso próximos 3 meses
    (Foto: )

    Num médio prazo a previsão é melhor para a região da Lagoa do Peri. Dentro dessa primeira quinzena de setembro a região de SC que mais deverá ter chuva é o Sul, mas também a reigão da capital como o mapa abaixo mostra. 

    Chuva prevista
    Chuva prevista
    (Foto: )

    Diante desse cenário, também é muito importante a economia de água por parte da população da Capital.

    Leia mais:

    O que esperar da chuva e da temperatura em setembro em Santa Catarina

    Cena curiosa na noite de Floripa repercute em rede social; saiba o que ocorreu

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas