nsc
nsc

Hospitais

SC prorroga suspensão das cirurgias eletivas, mas deve retomá-las ainda esta semana; entenda

Compartilhe

Raphael
Por Raphael Faraco
10/05/2021 - 19h57
Cirurgias eletivas suspensas
Cirurgias eletivas suspensas (Foto: Salmo Duarte, Banco de Dados, Agência RBS)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) prorrogou por três dias, nesta segunda-feira (10), a portaria que proíbe a realização das cirurgias eletivas de média e alta complexidade que, de alguma forma, interfiram no tratamento dos pacientes com a Covid-19.

> Receba notícias de Santa Catarina por WhatsApp

O prazo servirá para a avaliação dos hospitais. Entre as maiores preocupações estão a disponibilidade de leitos de UTI e medicamentos.

A ideia da SES é retomar as cirurgias ainda esta semana, o que deve acontecer de forma gradativa. Quem tiver com a situação mais controlada, volta com os procedimentos. 

Dentro da secretaria está claro que a situação precisa ser resolvida o quanto antes.

> Nova rodovia em SC é a aposta do Estado para desafogar trânsito na BR-101

Vale reforçar que as cirurgias eletivas que não precisam de medicamentos, como os do chamado “kit intubação”, estão permitidas.

Relembre as regras das cirurgias eletivas em SC

Art. 1º. Ficam suspensos todos os procedimentos cirúrgicos eletivos de média e alta complexidade nos Hospitais Próprios de Administração Direta, Hospitais Próprios Administrados por Organização Social (OS), Hospitais Contratualizados sob Gestão Estadual, Hospitais Contratualizados sob Gestão Municipal e Hospitais Privados, em todo o território catarinense;

§. 1º. A suspensão que trata o caput deste artigo se aplica a todas as unidades hospitalares que disponham de leitos de internação intensivos, intermediários ou clínicos, para tratamento das complicações relacionadas à infecção pelo novo coronavírus;

§. 2º. A realização dos procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade considerados “tempo-sensíveis”, permanece autorizada mediante manifestação da equipe médica e autorização da instância regulatória;

§. 3º. A realização dos procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade de urgência e emergência permanece autorizada normalmente;

§ 4º Os procedimentos cirúrgicos eletivos suspensos são todos aqueles realizados sob anestesia geral ou que demandem por uso de sedoanalgésicos e anestésicos intravenosos no transoperatório ou ainda que impliquem em reserva de leito de UTI.

Leia também

> Auxílio emergencial de Florianópolis deve ir a votação nesta terça-feira

> Eficácia da fiscalização é a opção de Moisés no combate à pandemia em SC

> Recursos para rodovias federais: governo de SC já trabalha para derrubar veto de Daniela

​​> O escudo de Carlos Moisés nos processos de impeachment em SC

​​> Moisés diz que erro foi reparado no impeachment dos respiradores: "A verdade prevaleceu"

Raphael Faraco

Colunista

Raphael Faraco

Jornalista com mais de 20 anos de carreira, editor e apresentador da NSC TV. Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em SC.

siga Raphael Faraco

Raphael Faraco

Colunista

Raphael Faraco

Jornalista com mais de 20 anos de carreira, editor e apresentador da NSC TV. Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em SC.

siga Raphael Faraco

Mais colunistas

    Mais colunistas