nsc
nsc

Regras

SC terá 'novo' decreto de combate à pandemia para junho; veja como deve ficar

Compartilhe

Raphael
Por Raphael Faraco
28/05/2021 - 17h05
Novo decreto deve ser publicado segunda
Novo decreto deve ser publicado segunda (Foto: Diórgenes Pandini / DC)

O governo do Estado vai publicar, até segunda-feira (31), um novo decreto com as medidas de restrição de combate à pandemia. Ainda não há 'martelo batido', mas a tendência é pela manutenção das atuais regras por mais 15 dias.

> SC tem novo decreto de combate à pandemia até 31 de maio

Foi este o encaminhamento dado pelos representantes do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES), em reunião realizada nesta quinta-feira (27). E este também parece o desejo dos secretários de Estado que fazem parte do Grupo Gestor de Governo: Casa Civil, Administração, Fazenda e Procuradoria-Geral do Estado.

O Grupo vai se reunir com o governador Carlos Moisés e o secretário da Saúde André Motta até domingo, quando serão definidos oficialmente os próximos passos a partir de segunda.

> Fiocruz alerta para piora da pandemia de Covid no Brasil; preocupação em SC é ainda maior

Até existe uma mínima possibilidade de mudança, mais pontual. Seria um recado para as pessoas de que os números da pandemia em SC tendem a piorar. Mas essa mensagem deve mesmo ser passada em forma de 'freio' em algumas discussões com representantes dos setores que vinham avançando na expectativa de novas liberações.

É certo que dia 31 vem novo decreto. Muito provavelmente com o anúncio de que seguiremos como estamos por mais 15 dias, sem novas restrições, sem novas liberações, e com outras avaliações de cenário dentro das duas próximas semanas.

> "Talvez o pior momento ainda esteja por vir", diz secretário sobre a pandemia de Covid-19 em SC

Ou seja, pelo menos por enquanto, o governo de SC mantém a estratégia adotada há meses. Ações de estruturação na Saúde, conscientização das pessoas, fiscalização, evitando mais impacto para as atividades econômicas.

Vai precisar como nunca da colabaroção das pessoas. Já que as próprias autoridades de Estado tem alertado sobre a chegada de uma 3ª onda de covid a SC com os dias mais frios e o aumento do número de casos em todas as regiões.

Leia também

> "Processo descabido", diz Moisés sobre convocação na CPI da Covid; governadores devem ir ao STF

> Primeira parcela do auxílio emergencial de Florianópolis está na conta; veja os detalhes

Raphael Faraco

Colunista

Raphael Faraco

Jornalista com mais de 20 anos de carreira, editor e apresentador da NSC TV. Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em SC.

siga Raphael Faraco

Raphael Faraco

Colunista

Raphael Faraco

Jornalista com mais de 20 anos de carreira, editor e apresentador da NSC TV. Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em SC.

siga Raphael Faraco

Mais colunistas

    Mais colunistas