São José lidera o ranking de endereços que mais se valorizam do Brasil em 2023. De janeiro até agora, a valorização dos imóveis da cidade foi de 14,92%, segundo o Fipezap+ (Índice de preço com abrangência nacional que acompanha os preços de imóveis residenciais e comerciais). 

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O desempenho de São José é quatro vezes maior do que a média nacional. 

Desde que estreou no monitoramento, em janeiro de 2019, São José tem apresentado um aumento significativo nos preços, partindo da 43ª posição (com uma média de R$ 3.953 por metro quadrado, na época). Desde então, o município tem registrado uma alta constante, com um aumento mais expressivo a partir de meados de 2021.

O índice avalia itens como segurança e infraestrutura como os que mais agregam valor aos imóveis. A valorização do mercado imobiliário josefense traduz não apenas a localização estratégica, mas sobretudo uma nova forma de pensar o município. 

Continua depois da publicidade

Com uma população estimada em 270 mil segundo Censo/ IBGE, quarta mais populosa do estado, São José sepultou o título de cidade dormitório para se transformar num endereço sólido, de  qualidade e com vida própria. 

A prefeitura de São José tem como prioridade a implantação de eixos de desenvolvimento, que passam pela construção de vias como a Beira-Rio Forquilhas, que pretendem  transferir o desenvolvimento que se instala ao longo do trecho BR-101 para o interior do município.

O foco é atrair o investidor:

—  Os empreendedores vão lançar outro olhar em direção aquele espaço e certamente irão implantar seus negócios ao longo dessas vias, gerando empregos, renda e, com isso, qualidade de vida aos nossos munícipes — observa o prefeito Orvino Coelho de Ávila.

O Fipeza+ monitora o preço dos imóveis residenciais anunciados na internet para venda em 50 grandes cidades brasileiras, incluindo 16 capitais.

Continua depois da publicidade

São José está no contexto da Grande Florianópolis que recebe muitos migrantes e moradores de outros estados em busca de oportunidades. O valor do imóvel é muito caro na Ilha de Santa Catarina, e a região como um todo acaba se valorizando com a alta demanda. 

Leia Mais:

Uso político e má gestão na Casan explicam a situação atual

Casan tem histórico recente de “acidentes” e deve explicações

Encontro de Jorginho Mello com Gabrielzinho embaralha definição de vice de Topázio

Motivo curioso impede SC de receber mais voos internacionais

FOTOS: Obra faz areia engolir trapiche em praia famosa de Florianópolis

Destaques do NSC Total