nsc
nsc

Florianópolis

Beira-Mar Norte precisa de “no mínimo cinco anos” para ter balneabilidade, diz Casan

Compartilhe

Renato
Por Renato Igor
24/04/2021 - 08h57 - Atualizada em: 24/04/2021 - 09h10
Unidade de Recuperação Ambiental na Baía Norte em Florianópolis
Unidade de Recuperação Ambiental na Baía Norte em Florianópolis (Foto: Casan/Divulgação)

Os turistas e moradores de Florianópolis terão que esperar no mínimo mais cinco anos para tomar banho de mar na baía norte. Essa é a previsão do diretor de operação e expansão da Casan, Fabio Krieger, para que a região tenha condições de balneabilidade.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp

A Unidade de Recuperação Ambiental (URA) completou dois anos de operação no mês de abril e custou R$ 18 milhões.

“Não há mais cheiro fétido. O projeto já possui os seus efeitos. Já tem a pesca, é visível a clarificação das águas, se vê peixes pulando e as pessoas tarrafeando, algo que não se via antes. Sobre a balneabilidade, depende muito do tempo, São 50 anos de assoreamento, de resíduos e depósito de sedimentos na região. Vamos precisar de alguns anos ainda pela frente para o desenvolvimento do projeto em conjunto com o Programa Se Liga na Rede. Um prazo não dá para estimar exatamente, vai depender do avanço do Se Liga na Rede, da cooperação das prioridades que estão sendo vistoriadas ao longo da Avenida Beira-Mar Norte, do projeto que estamos ampliando o sistema Insular, ampliando o sistema do Monte Verde e bairro Saco Grande. Isso aí vai no mínimo mais uns cinco anos de trabalho”, explica Krieger.

Golfinhos na baía norte encantam moradores em Florianópolis; veja vídeo

A URA contabiliza mais de 7 bilhões de litros de esgoto tratado − o equivalente a quase três mil piscinas olímpicas de esgoto que deixaram de contaminar o mar.

Lixo retido na URA
Lixo retido na URA
(Foto: )

Devido à etapa inicial de gradeamento, a URA também reteve 667 toneladas de resíduos sólidos, o equivalente a 95 caminhões de lixo que deixaram de ser despejados na baía norte.

Acompanhe a entrevista que está no Programa Condomínio Legal da Rádio CBN Diário:

Leia mais:

Alunos das escolas municipais de Florianópolis estão há mais de 400 dias sem ir à aula

Plano para vacinar professores em SC frustra ao não apresentar data

>Teste de Covid: saiba preço e tudo sobre tipos, resultados e onde fazer

Renato Igor

Colunista

Renato Igor

Apresentador e comentarista na CBN Diário e NSC TV, Renato Igor faz análises e traz as notícias sobre o que acontece em Santa Catarina e o que influencia os rumos do Estado.

siga Renato Igor

Renato Igor

Colunista

Renato Igor

Apresentador e comentarista na CBN Diário e NSC TV, Renato Igor faz análises e traz as notícias sobre o que acontece em Santa Catarina e o que influencia os rumos do Estado.

siga Renato Igor

Mais colunistas

    Mais colunistas