Em Santa Catarina, cerca de 80% dos descendentes que ainda não solicitaram a cidadania italiana estão prestes a perder esse direito. Nessa semana, por 81 votos favoráveis a 37 contrários, os senadores italianos aprovaram sem emendas o Decreto Lei 36/2025, que reduz o acesso à cidadania iure sanguinis – por direito de sangue.

Continua depois da publicidade

NSC Total lança comunidade exclusiva de Colunistas no WhatsApp

A expectativa é que até o próximo dia 27 a medida também seja aprovada na Câmara dos Deputados, transformando-se em lei.

Veja 15 fotos que mostram as belezas do turismo na Itália

“A medida já é conhecida como decreto da vergonha, pois mexe retroativamente em direitos adquiridos. É um golpe na comunidade italiana por todo o mundo,” afirma Silvano Formentin, catarinense criador da maior plataforma de ensino de italiano da América Latina. Segundo ele, a única esperança é que as novas regras sejam consideradas inconstitucionais pela Corte Suprema de Cassazione, equivalente ao STF brasileiro.

Leia Mais

Praias de Florianópolis terão pela primeira vez ranking das melhores

Continua depois da publicidade

Como será a mudança no mapa de 136 cidades de SC; veja a lista

Cidade da Grande Florianópolis busca aval de vereadores para financiamento milionário; veja as obras

O que explica o apagão de mão de obra em SC