O Conversas Cruzadas desta segunda-feira (23) promoveu um debate sobre a aprovação do projeto de lei que permite o ensino domiciliar. O texto avançou na Câmara dos Deputados na última quinta-feira (19) e agora irá tramitar no Senado.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
> SC fará concurso público e nomeações para 3 mil vagas; veja onde
Magda Boeri, da Associação Nacional de Educação Domiciliar, disse que a aprovação é um avanço e que não há “nada contra a escola, mas pelo direito dos pais assumirem 100% da educação”.
Hamilton de Godoy Wielewicki, professor do Departamento de Metodologia de Ensino da UFSC, não concorda com o chamado homeschooling.
Continua depois da publicidade
— A escola é um espaço vital, onde a criança convive com a diferença e nos obriga a estarmos num processo relacional. A escola não é apenas conteúdo — disse.
O ex-secretário da Educação (SC), Natalino Uggioni, demonstrou preocupação sobre os impactos da medida.
— A socialização na escola é ímpar e isso não vamos ter no ensino domiciliar. Em Santa Catarina não existe na rede pública o profissional que vai precisar dar o suporte para essas famílias — afirmou.
Participou, também, do programa, Diego Vieira, pai educador e presidente da Associação de Famílias Educadoras de Santa Catarina (AFESC).
Continua depois da publicidade
Ouça o programa :
Leia mais:
Prédio de tradicional supermercado da Grande Florianópolis vai a leilão
Saiba quais são as 5 cidades de SC com mais rachas no trânsito em 2022
Ou Dário ou Décio: democracia, mas nem tanto no futuro da esquerda em SC
O que significa o encontro de Moisés com Mourão em Florianópolis