nsc
nsc

Abastecimento

Faz sentido a mesma água da privada em SC ser aquela apta para o consumo humano?

Compartilhe

Renato
Por Renato Igor
28/08/2021 - 13h50 - Atualizada em: 28/08/2021 - 14h03
Com a distribuição desigual pelo planeta, o acesso à água tratada com qualidade e de forma abundante é um privilégio
Com a distribuição desigual pelo planeta, o acesso à água tratada com qualidade e de forma abundante é um privilégio (Foto: Freepik)

Santa Catarina, apesar de enfrentar estiagem desde 2019, vive com uma mentalidade ultrapassada no trato com a água. Somos “vítimas” da cultura de abundância em um Estado rico em belezas e recursos naturais. A solução encontrada sempre esteve baseada em mais captação e cada vez mais longe. Evidente que o crescimento das cidades e da população forçam investimentos permanentes em novas estações de busca de água, mas nosso modelo não pode se basear somente nisso.

> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

Atualmente, 70 cidades estão com a situação hidrológica em “atenção”, 18 em “alerta” e duas em “condições críticas” (Coronel Martins e São Miguel do Oeste), no Oeste catarinense.

>Estiagem em SC: racionamento de água é descartado

O Conselho Estadual de Saneamento irá lançar nos próximos dias a Política de Reúso da Água em Santa Catarina. Serão ações na área de engenharia, construções, planejamento e conscientização.

Não faz mais sentido que a mesma água que a Casan diz estar apta para o consumo humano seja utilizada no vaso sanitário. Na Califórnia, por exemplo, há dia e horário para molhar plantas e lavar carro. Até o tipo de planta que consome menos água é indicado. 

É preciso avançar neste debate, fazer inncentivos tributários para construções sustentáveis, ter mais eficiência nas empresas de saneamento, cobrar os abusos e desperdícios feitos por consumidores, trabalhar a conscientização e coibir "gatos", fraudes e vazamentos no sistema. 

Ouça entrevista com Leonardo Porto Ferreira, Secretário-executivo de Meio Ambiente (SC):

Leia Mais:

Extração de petróleo mais próxima de SC ficará a 90 km do litoral

Governo de SC vai lançar edital para construção de túnel entre a Serra e o Sul

“Via marginal é subaproveitada”, diz PRF sobre proibição de motos na BR-101

PRF quer proibir motos na BR-101 entre Biguaçu e Palhoça

Auxílio financeiro para aluno carente avança em SC

Renato Igor

Colunista

Renato Igor

Apresentador e comentarista na CBN Diário e NSC TV, Renato Igor faz análises e traz as notícias sobre o que acontece em Santa Catarina e o que influencia os rumos do Estado.

siga Renato Igor

Renato Igor

Colunista

Renato Igor

Apresentador e comentarista na CBN Diário e NSC TV, Renato Igor faz análises e traz as notícias sobre o que acontece em Santa Catarina e o que influencia os rumos do Estado.

siga Renato Igor

Mais colunistas

    Mais colunistas