nsc
nsc

Regra

Fiscalizar uso de máscara em SC é fundamental para multa não cair em descrédito

Compartilhe

Renato
Por Renato Igor
19/03/2021 - 07h28
Multa para quem não usar máscara
Multa para quem não usar máscara (Foto: Diórgenes Pandini/ NSC Total)

O estabelecimento de multa pelo não uso da máscara em Santa Catarina precisa ser efetivo na fiscalização para não cair no descrédito. O jornalista Raphael Faraco adiantou que Santa Catarina terá decreto a partir desta sexta-feira (19) determinando uso de máscaras, sob pena de multa de R$ 500 por descumprimento. Além disso, comércio e serviços públicos sofrem mudanças nos horários de funcionamento no Estado. É evidente que é impossível termos um policial ou guarda municipal em cada esquina, mas precisa ser pra valer onde for viável.

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

As imagens nos sites de notícias, redes sociais e nas emissoras de TV da presença policial abordando as pessoas e multando-as podem passar a ideia à população de que há fiscalização e é preciso mudar comportamento. Fiscalização pedagógica.

É infantil, mas é assim mesmo, o ser humano precisa ter a certeza de que há risco de ser fiscalizado e, consequentemente punido, para condicionar mudança de atitude. É assim no trânsito, com o uso do cinto de segurança e o consumo de álcool antes de dirigir.

Usar o cinto para estar mais protegido, não beber e dirigir para estar com os reflexos em dia, respeitar a velocidade para evitar acidentes. Mas não. O que deveria ser o racional não ocorre muitas vezes. O racional e o óbvio seriam usar a máscara para proteger-se e não espalhar o vírus. Mas nem todos respeitam.

É verdade que a lei deverá valer para todos. Entretanto, até pela dificuldade de material humano para fiscalizar, é preciso priorizar e ter estratégia: se for pra escolher quem fiscalizar ( na medida em que não há fôlego para flagrar todos), que se priorize os locais de maior aglomeração, onde o dano de propagar o vírus é maior.

O brasileiro que pode viajar para o exterior, quando volta ao Brasil diz com ar de admiração que “lá fora se você jogar um papel na rua recebe uma multa”. Que se respeitem as regras aqui, assim como lá. Vale para todos, de todas as classes sociais.

Leia Mais:

> Hospitais do Oeste de SC têm "iminente colapso" por falta de medicamentos

> Senador Major Olímpio morre de Covid-19

> Mulher de 36 anos morre de Covid-19 semanas depois de dar à luz em SC

Renato Igor

Colunista

Renato Igor

Apresentador e comentarista na CBN Diário e NSC TV, Renato Igor faz análises e traz as notícias sobre o que acontece em Santa Catarina e o que influencia os rumos do Estado.

siga Renato Igor

Renato Igor

Colunista

Renato Igor

Apresentador e comentarista na CBN Diário e NSC TV, Renato Igor faz análises e traz as notícias sobre o que acontece em Santa Catarina e o que influencia os rumos do Estado.

siga Renato Igor

Mais colunistas

    Mais colunistas