nsc
nsc

Vagas

Governo de SC quer contratar bombeiros temporários com formação mais rápida

Compartilhe

Renato
Por Renato Igor
13/12/2021 - 05h51
Confiança da população catarinense nos Bombeiros é maior do que a média nacional
Confiança da população catarinense nos Bombeiros é maior do que a média nacional (Foto: Betina Humeres / NSC Total)

O governo de Santa Catarina irá encaminhar um projeto de lei (PL) para a Assembleia Legislativa (Alesc) que permite a contratação de bombeiros temporários. A informação foi divulgada pelo novo comandante da corporação, coronel Marcos Aurélio Barcelos, em entrevista ao programa CBN Total, da última sexta-feira (10). Segundo ele, a nova norma federal possibilita essa modalidade, da mesma forma como já ocorre com as forças armadas.

> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

>Governo de SC vai acabar com distanciamento entre alunos nas escolas

O PL será encaminhado no início de 2022 e prevê 480 vagas para soldados e 112 vagas para especialistas (médico, enfermeiro, advogado e contador) e seriam destinadas, principalmente, para suprir a falta de efetivo no interior. Não se tratam de militares da reserva. A escolha das vagas se dará por processo seletivo e os contratos podem ser renovados anualmente, até o limite de oito anos.

Barcelos explica que eles serão considerados militares, terão o mesmo salário, mas será menos custoso para o Estado. “Sai mais barato porque não impacta na previdência”, explica.

O processo de formação também é diferente. Enquanto um soldado efetivo leva nove meses em sua formação, o temporário concluirá o curso em quatro meses.

Questionado se não teremos dois soldados de categorias diferentes, o comandante-geral disse que não: “Estes temporários trabalharão nos serviços básicos e sempre estarão acompanhados. Não irão trabalhar sozinhos”.

Ouça a entrevista com o comandante-geral dos Bombeiros, coronel Marcos Aurélio Barcelos:

Leia Mais:

Passarela da Ponte Pedro Ivo Campos é liberada em Florianópolis; veja como ficou

Conheça a cidade de SC com o maior valor por habitante do orçamento secreto do Brasil

Ponte Hercílio Luz terá novidade curiosa na queima de fogos em Florianópolis

Renato Igor

Colunista

Renato Igor

Apresentador e comentarista na CBN Diário e NSC TV, Renato Igor faz análises e traz as notícias sobre o que acontece em Santa Catarina e o que influencia os rumos do Estado.

siga Renato Igor

Renato Igor

Colunista

Renato Igor

Apresentador e comentarista na CBN Diário e NSC TV, Renato Igor faz análises e traz as notícias sobre o que acontece em Santa Catarina e o que influencia os rumos do Estado.

siga Renato Igor

Mais colunistas

    Mais colunistas