A Previdência Social do Brasil não é um bom exemplo. Historicamente, trata mal quem mais precisa dela, principalmente na demora na consulta com a perícia médica. Esta fila, aliás, voltou a crescer, com 1,2 milhão de brasileiros que esperam até seis meses para um agendamento.
Continua depois da publicidade
O governo Lula 3 prometeu zerar a fila do INSS. Para piorar, o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Jr., determinou a suspensão temporária do Programa de Gerenciamento de Benefícios (PGB), iniciativa criada para reavaliar benefícios previdenciários e assistenciais e reduzir a fila de atendimentos do órgão. Acabou o dinheiro.
Desperdício do dinheiro público: imóveis do INSS sem uso
Tem mais notícia ruim: os descontos indevidos, um eufemismo para roubo dos aposentados, tiveram crescimento exponencial no governo atual.
Neste sentido, além de não cuidar dos aposentados, não resolver a fila, descontar indevidamente parte dos benefícios, o órgão público é, ainda, um péssimo gestor do próprio patrimônio.
Só para citar dois casos apenas de Florianópolis, o INSS possui prédios abandonados e em desuso em duas áreas nobres da capital.
Continua depois da publicidade
Na Avenida Ivo Silveira, em Capoeiras, desde 2019 o enorme prédio do INSS está fechado e sem nenhuma utilização. Após ficar anos sem manutenção, o Ministério Público do Trabalho identificou risco de colapso na estrutura e a Justiça interdita o imóvel.
Na Avenida Mauro Ramos, quase na Avenida Beira Mar-Norte, em Florianópolis, área das mais nobres da capital, os galpões do INSS estão abandonados há mais de 20 anos.
O INSS pretende, agora, encaminhar uma solução para os dois imóveis a partir de 2026.
Confira a nota do INSS:
Em relação aos imóveis, o INSS informa que ambos se encontram em situação tributária regular. Embora desocupados, os dois prédios contam com vigilância 24 horas por dia.
O imóvel localizado na Rua Ivo Silveira será reformado para futuramente abrigar a Gerência Executiva Florianópolis e a Agência de Benefícios por incapacidade, que atualmente funcionam no centro. O projeto já está em elaboração, e o edital para contratação e execução das obras deve ser publicado no segundo semestre de 2026.
Continua depois da publicidade
Quanto ao imóvel situado na Avenida Mauro Ramos, a intenção do INSS é realizar uma permuta, ou seja, trocar o imóvel por cinco prédios que possam abrigar todas as unidades do INSS em Florianópolis. Um edital com essa proposta já foi publicado em 2023, mas não obteve êxito. A intenção é publicar um novo edital, também em 2026, oferecendo novamente o imóvel em permuta.
Leia Mais:
Empresa de SC atinge marca de 10 mil sistemas de energia solar instalados
SC-401 com corredor de ônibus vai precisar resistir pressão de quem usa carro
Paraíso esquecido entre o mar e a BR-101 na Grande Florianópolis vira livro
Via-sacra: paciente é forçada a percorrer 140 mil quilômetros para tratamento médico em SC
Bairro raiz de Florianópolis surpreende e lidera valorização em 2025



