nsc
    nsc

    Turismo

    Pesquisa aponta SC como destino desejado para 90% dos entrevistados

    Compartilhe

    Renato
    Por Renato Igor
    27/10/2020 - 05h16 - Atualizada em: 27/10/2020 - 07h48
    Praia do Mariscal, em Bombinhas
    Praia do Mariscal, em Bombinhas (Foto: Divulgação, prefeitura de Bombinhas)

    Uma pesquisa realizada pela Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) aponta que o Estado está na mira de 90% dos entrevistados sobre destino turístico desejado. A consulta abrange 1.460 pessoas de 20 estados e o Distrito Federal, além de nove países, sobre os planos para as próximas viagens.

    > Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

    O resultado mostra que 32% das pessoas ouvidas pretendem concretizar o plano de viagem até o final de 2020 e os locais escolhidos são mais próximos de suas residências.

    Quem é?

    O perfil do viajante tem entre 30 e 39 anos, prefere viajar de carro e acompanhado da família. Ele utiliza buscas online e redes sociais para o planejamento, tem interesse em sol e praia e preferência por hotéis ou pousadas para dois ou três dias de permanência. Ele vê Santa Catarina como um destino seguro, ainda que considere ameaças como o risco de contaminação pela Covid-19 e a possibilidade de adiamentos.

    > 10 lugares para conhecer em Santa Catarina

    Predomínio catarinense

    A coleta de dados ocorreu entre os dias 24 de agosto e 7 de setembro de 2020. Do total de perguntados, 95% são brasileiros, sendo que 78% residem em Santa Catarina. 

    A participação de outros estados foi de 17%, principalmente Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. 

    > Sete motivos para visitar a Ilha de Porto Belo

    Outros 5% dos pesquisados são estrangeiros, majoritariamente da América do Sul, com destaque para argentinos, uruguaios e peruanos.

    Segurança

    Quanto à percepção do turista a respeito da segurança sanitária em meio a uma pandemia, o resultado aponta uma leitura positiva para o setor: numa escala de 0 a 5, onde 5 corresponde a totalmente seguro, as notas mais citadas foram 4 (29%), 3 (28%) e 5 (23%).

    > 6 cachoeiras para visitar no Vale do Itajaí pagando pouco ou nada

    Opinião

    A pesquisa aponta o que a coluna já havia publicado há pouco tempo - de que o cenário trazido pela pandemia faz com que as viagens sejam mais curtas. Importante ponderar quando a pesquisa divulga que 90% dos entrevistados de 20 estados, Distrito Federal e nove países têm Santa Catarina como destino preferido. 

    Não dá para esquecer que deste público ouvido, 78% residem em Santa Catarina. Então, o resultado pode parecer que a maioria dos que residem em outros estados e países pretende vir para Santa Catarina, o que pode não ser uma verdade.

    Leia mais:

    Conheça cinco alimentos que previnem o câncer de intestino

    Empresas de SC estão entre as 150 melhores para trabalhar no Brasil

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas