A Prefeitura de Florianópolis interditou nesta segunda-feira (31) um estabelecimento comercial que estava despejando esgoto por canaleta em frente ao imóvel, no bairro do Itacorubi. A ação, coordenada pela Blitz Sanear, com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Vigilância Sanitária, Fundação Municipal do Meio Ambiente e Casan, identificou através de teste de corante no imóvel, esgoto a céu aberto proveniente da pia usada pelos clientes para lavar as mãos.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

⁠No momento da fiscalização foi constatada caixa de gordura do restaurante com tampa inadequada, ausente de sifão, subdimensionada e alocada em passeio público. ⁠Não foi possível identificar e acessar, caso haja, o sistema de tratamento de esgoto individual do local. A Vigilância Sanitária realizou auto de intimação e o restaurante foi interditado.

Verão na Joaquina também houve flagrante de esgoto irregular:

 ⁠Foi constatado, também, um princípio de vazamento no cavalete do hidrômetro no imóvel. A Casan irá realizar a manutenção e corrigir o vazamento de água potável.

Continua depois da publicidade

Caso algum morador identifique irregularidades desta natureza, deve entrar em contato pelo Zap Denúncias da Prefeitura: 0800 808 0155 (somente mensagens).

Investir na ampliação da rede de esgoto é fundamental. Mas um trabalho forte de fiscalização também é essencial para forçar as pessoas a fazerem o óbvio: se ligar na rede e possuir sistemas adequados em funcionamento. 

Leia Mais

BR-282 terá novo acesso em cidade da Grande Florianópolis

O atrasado modelo de Universidade Pública no Brasil

Governo Lula quer novo uso para área “gigante” na Grande Florianópolis

A reação em SC sobre proposta de estadualização da BR-282

O setor de SC que cresce 110% em dez anos