A Prefeitura de Florianópolis interditou nesta segunda-feira (31) um estabelecimento comercial que estava despejando esgoto por canaleta em frente ao imóvel, no bairro do Itacorubi. A ação, coordenada pela Blitz Sanear, com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Vigilância Sanitária, Fundação Municipal do Meio Ambiente e Casan, identificou através de teste de corante no imóvel, esgoto a céu aberto proveniente da pia usada pelos clientes para lavar as mãos.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
No momento da fiscalização foi constatada caixa de gordura do restaurante com tampa inadequada, ausente de sifão, subdimensionada e alocada em passeio público. Não foi possível identificar e acessar, caso haja, o sistema de tratamento de esgoto individual do local. A Vigilância Sanitária realizou auto de intimação e o restaurante foi interditado.
Verão na Joaquina também houve flagrante de esgoto irregular:
Foi constatado, também, um princípio de vazamento no cavalete do hidrômetro no imóvel. A Casan irá realizar a manutenção e corrigir o vazamento de água potável.
Continua depois da publicidade
Caso algum morador identifique irregularidades desta natureza, deve entrar em contato pelo Zap Denúncias da Prefeitura: 0800 808 0155 (somente mensagens).
Investir na ampliação da rede de esgoto é fundamental. Mas um trabalho forte de fiscalização também é essencial para forçar as pessoas a fazerem o óbvio: se ligar na rede e possuir sistemas adequados em funcionamento.
Leia Mais
BR-282 terá novo acesso em cidade da Grande Florianópolis
O atrasado modelo de Universidade Pública no Brasil
Governo Lula quer novo uso para área “gigante” na Grande Florianópolis