nsc
nsc

Pesquisa

Veleiro da UFSC e navio francês estarão abertos para visitação em SC; veja fotos

Compartilhe

Renato
Por Renato Igor
19/10/2021 - 05h32 - Atualizada em: 19/10/2021 - 06h18
 Veleiro Tara
Veleiro Tara (Foto: Maeva Bardy/ Fondation Tara Ocean)

O veleiro ECO da UFSC e o navio laboratório da fundação francesa Tara Océan estarão abertos para visitação do público entre os dias 15 e 19 de novembro em Itajaí. A embarcação catarinense volta ao mar em novembro e a primeira parada será no Rio de Janeiro onde participa de uma série de atividades em parceria com o Tara. O barco francês inspirou a criação do ECO e está em águas brasileiras para investigar o microbioma do Atlântico e os impactos das mudanças climáticas e da poluição no oceano.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Após passar por Belém, Salvador e Rio de Janeiro, o veleiro francês acompanhado do anfitrião, Veleiro ECO, vem para Santa Catarina. 

No Estado, a tripulação e a equipe de pesquisadores irão realizar extensa programação que inclui palestras, debates e exposições.

Os Veleiros ECO e Tara estão juntos no AtlantECO, projeto internacional financiado pelo Programa H2020 da União Europeia, desenvolvido em parceria com 36 instituições de 13 países da Europa, Brasil e África do Sul. 

Microbioma, plásticos, circulação oceânica e suas interações são os grandes pilares de pesquisa e divulgação científica do AtlantECO.

Para a pesquisadora Andréa Green Koettker, do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o projeto representa uma oportunidade única de expandir de forma significativa o conhecimento científico ao longo Atlântico Sul Ocidental. Todos os protocolos de amostragem realizados a bordo do Tara estão sendo compartilhados com as outras embarcações do projeto, incluindo o Veleiro ECO. “Mesmo após a partida do Tara, daremos continuidade à pesquisa científica a bordo do Veleiro ECO, com ênfase nos principais rios brasileiros e sua influência no Atlântico”.

O projeto também apresenta uma forte vertente de extensão e popularização da ciência. Por meio dos eventos de divulgação, previstos para diversas cidades da costa brasileira, o objetivo é ampliar o conhecimento da população sobre a importância de um modo de vida sustentável para preservar a saúde dos oceanos e de todos os seres vivos que dependem dele, incluindo os seres humanos.

Leia Mais:

Postos contrariam Fazenda e dizem que gasolina vai subir em SC

Supermercados cobram frigoríficos para redução do preço da carne em SC

SC tem 10 regiões metropolitanas que só existem no papel

Renato Igor

Colunista

Renato Igor

Apresentador e comentarista na CBN Diário e NSC TV, Renato Igor faz análises e traz as notícias sobre o que acontece em Santa Catarina e o que influencia os rumos do Estado.

siga Renato Igor

Renato Igor

Colunista

Renato Igor

Apresentador e comentarista na CBN Diário e NSC TV, Renato Igor faz análises e traz as notícias sobre o que acontece em Santa Catarina e o que influencia os rumos do Estado.

siga Renato Igor

Mais colunistas

    Mais colunistas