O título acima é do grande Nelson Rodrigues, jornalista, escritor e acima de tudo torcedor do Fluminense. Referia-se à seleção brasileira em dia de jogo.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

No seu texto, exaltava as qualidades do nosso futebol e da importância dele quando se tratava de seleção brasileira.

Tínhamos na verdade jogadores que encantavam, que o mundo admirava e que faziam coisas que só o brasileiro fazia e os Europeus copiavam.

Menos mal que na América do Sul ninguém está melhor que nós. O futebol caiu muito no nosso continente ao contrário do que ocorreu na Europa, por exemplo. Copiaram o nosso futebol, levaram nossos melhores jogadores e hoje mesmo sendo os melhores não empolgamos e nem conseguimos levar ao torcedor o interesse de antes. Era um orgulho a seleção em campo. A pátria de chuteiras era respeitada.

Continua depois da publicidade

Nesta quinta-feira (9), a seleção enfrenta o Peru e, claro, a fragilidade do adversário não permite surpresas.

Favoritismo absoluto para qualquer time que o técnico escale para nos representar.

O público

Conforme prometeu o governo estadual abriu a possibilidade de a partir do dia 15 os estádios de futebol tenham torcida. Uma reunião agendada foi realizada na quarta-feira, dia 8, com o Secretário da Saúde, André Motta, mostrando boa receptividade ao pleito do futebol.

Apenas uma abertura, porque refere-se apenas a jogos organizados pela FCF, estadual, como a Série B do campeonato catarinense em andamento e a Copa SC um pouco mais tarde.

Jogos do brasileiro ainda não. Foi um primeiro passo.

No âmbito nacional, a CBF e mais 19 clubes da Série A brigam para não permitir a presença de torcedores nos jogos do Flamengo. Seria um privilégio inaceitável. O Flamengo conseguiu na Justiça nos seus próximos três jogos. Esta autorização certamente será derrubada.

Continua depois da publicidade

O Presidente da FCF Rubens Angelotti, venho escrevendo isso algum tempo, me disse que muito provavelmente em outubro a CBF e as autoridades de saúde de país devam abrir um percentual de público nos estádios na fase mais importante do campeonato brasileiro em suas várias séries.

> SC define data para volta do público aos estádios; shows e baladas serão autorizados

Avaí tranquilo

Ressacada reabre hoje para os trabalhos da semana. Uma boa folga tiveram os atletas depois da vitória sobre o Vasco que acabou derrubando o técnico Lisca.

Problema bom para o técnico Claudinei Oliveira é ter várias opções para algumas posições. A volta de Lourenço é tida como certa, discute-se a possibilidade da permanência de Jean Kleber no meio de campo ao lado de Bruno o que tiraria Cerrato do time. 

Copete, Getulio e Vinicius Leite o ataque com chances de Rômulo ainda sem condição física ideal. 

Sem trocadilho, mas o Avaí navega bem neste momento em que se prepara para enfrentar o remo em Belém. 

Continua depois da publicidade

> O melhor Avaí na Série B é o dos contra-ataques

Tensão total

Clima pesado com a última derrota, incertezas para o futuro, situação delicadíssima no campeonato, decisões que estão sendo estudadas para serem tomadas assim que se definir a situação do time na Série C.

O Figueirense joga sábado, às 11h, em Porto Alegre contra o São José.