A bola rolou e bem na tarde de sábado, dia 22, em Chapecó. Começou o mais equilibrado dos estaduais por este Brasil. São 12 clubes atrás de um título. Alguns brigam mais pela permanência na Série A, e outros para evitar o rebaixamento.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Na Arena Condá o primeiro jogo do Estadual diante de altíssima temperatura, que não foi suficiente para evitar o bom jogo. Houve, sim, desgaste natural, com direito a hidratação e problemas musculares. Por ser o primeiro jogo da temporada, tivemos um bom jogo, com excelente arbitragem.

> Tudo o que você precisa saber sobre o Catarinense 2022

E mais: a grata surpresa da estreia do Barra, campeão da segunda divisão, que mostrou personalidade e encarou a Chapecoense de igual. Teve mais posse de bola, marcou bem, tomou a iniciativa do jogo e em um erro do primeiro tempo tomou o gol da Chapecoense, quando era melhor em campo.

Continua depois da publicidade

É do futebol. A Chape venceu, mas não foi tão superior como se esperava. Fez o gol e isso é fundamental no futebol. Fruto de uma jogada escorada por Perotti para Thiago Real marcar. Ficou muito claro que o Verdão do Oeste terá de melhorar muito durante a competição e isso deve acontecer, enquanto que o Barra precisa de ajustes, que serão feitos.

> As estrelas do Catarinense 2022

Vi o resultado como um pouco distorcido do que os dois clubes apresentaram em campo. Como não há justiça no futebol e sim competência, a Chape venceu quando o empate estaria mais de acordo com que foi apresentado em campo.  

Ficou a impressão de que teremos um campeonato muito equilibrado com as esperadas surpresas. O Camboriú, por exemplo, que jogou em Brusque fora do seu estádio, e venceu o Próspera. Resultado normal.

Enfim começou o Estadual de 2022, e bem. Um outro destaque da abertura do campeonato foi a arbitragem de Charly Dereti. Tranquila, evitando aparecer, foi bem disciplinarmente e estava em cima dos lances técnicos, com boa interpretação. Foi bem auxiliada. A expulsão do zagueiro Reginaldo, da Chape, atendeu a regra. Tinha amarelo e cometeu falta agarrando jogador do Barra. Levou o segundo amarelo e, em seguida, o vermelho.

Continua depois da publicidade

Concórdia e Brusque empatam sem gols

O terceiro jogo do sábado, em Concórdia, não teve gols. E surpreendeu negativamente. Quem surpreendeu mesmo? O Concordia de Itamar Schulle uma das minhas expectativas. Contentou-se com empate diante do Brusque que foi um pouco melhor no jogo.

concordia-brusque-catarinense-2022
Concórdia e Brusque ficaram no 0 a 0, no Oeste do Estado (Foto: Lucas Gabriel Cardoso, Brusque FC, Divulgação)

Claro que temos de dar de desconto o fato de ser o primeiro jogo de ambos, fazendo parte da rodada de abertura do Estadual. O calor em Concórdia também foi determinante, embora não tenha visto qualidade em nenhum dos dois times.

> Quem é quem? Confira o guia especial do Catarinense 2022

O Brusque poderia ter largado com três pontos, embora o empate não tenha sido ruim, por ter sido conquistado fora de casa. Não só o Concórdia, também o Brusque terá de melhorar muito no campeonato.

Jogos de domingo

O domingo promete com as estreias de Avaí e Figueirense. O Marcilio Dias recebe o Leão da Ilha, e o Joinville visita o Figueirense. Ainda teremos Hercilio Luz e Juventus, outro jogo de equilíbrio.

Continua depois da publicidade

Leia também:

> Bluvolei estreia na Superliga B 2022 diante da torcida e com o sonho do acesso

> Evento Bigshot MMA será realizado no aeroporto de Florianópolis neste domingo

> Jogo da Apan/Blumenau pela Superliga é adiado por causa da Covid-19