nsc
dc

Futebol

Tudo o que você precisa saber sobre o Catarinense 2022

Veja como será a fórmula de disputa do campeonato, a tabela divulgada pela federação Catarinense e os detalhes da preparação dos 12 participantes

22/01/2022 - 07h12

Compartilhe

Everton
Por Everton Siemann
campeonato-catarinense-2022
Saiba tudo sobre a preparação e a expectativa para o início do Catarinense 2022
(Foto: )

Ri-va-li-da-de. Substantivo feminino, definido no dicionário, entre outras formas, como: “instituições que perseguem um mesmo objetivo e em que cada lado visa suplantar o(s) outro(s)”. E será isso que veremos a partir do momento em que o pontapé inicial for dado neste sábado, dia 22, para o Campeonato Catarinense 2022. 

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Teremos 12 clubes, que representam 11 cidades de cinco regiões do Estado, disputando o título de campeão estadual. Sete deles já tiveram esse prazer e, juntos, reúnem 59 taças nas respectivas galerias. Dois times disputarão pelo menos 17 partidas até a decisão, mas apenas um soltará o grito de “campeão!” no dia 3 de abril.

> Saiba como assistir a todos os jogos do Campeonato Catarinense

Para a dupla da Capital, Avaí e Figueirense, a rivalidade tem um tempero especial. Com a conquista no ano passado, o Leão da Ilha chegou a 18 taças e se igual ao rival do Estreito. Eles disputam entre si o título de maior vencedor do futebol de Santa Catarina.

Confira a galeria dos campeões que estarão em campo em 2022:

Equilíbrio é outra palavra de ordem no Catarinense e há de se destacar as forças do interior do Estado. Com seis finais consecutivas entre 2016 e 2021, a Chapecoense é sempre um nome a ser considerado. Representante do Estado na Série B nacional e com campanhas consistentes nos últimos anos, o Brusque é outro no páreo, busca o bicampeonato quando completa 30 anos do único título. E há sempre espaço para surpresas.

Você confere todos os detalhes da prepração dos 12 times em uma página especial.

> Roberto Alves: Bola em jogo

Como é a fórmula de disputa

Pelo segundo ano seguido, o Campeonato Catarinense terá 12 clubes. Ao todo, a competição terá quatro fases. Na 1ª fase, os 12 times se enfrentam em turno único. Os oito times que somarem mais pontos avançam para a 2ª fase. 

Os dois times que tiverem as piores campanhas e terminarem a fase inicial na 11ª e 12ª colocações serão rebaixados para a Série B do Campeonato Catarinense de 2023.

Na 2ª fase, chamada de quartas de final, os oito classificados se enfrentam em sistema de cruzamento olímpico: 1º x 8º (Grupo A), 2º x 7º (Grupo B), 3º x 6º (Grupo C) e 4º x 5º (Grupo D). Os confrontos ocorrerão jogos de ida e volta, com a segunda partida ocorrendo na casa da equipe com melhor campanha na 1ª fase. 

O time com melhor campanha tem como vantagem jogar por dois resultados similares e avançará às semifinais, caso termine o confronto empatado em número de pontos e saldo de gols.

> Robinho é condenado em última instância por estupro na Itália

Na 3ª fase, chamada de semifinais, os quatro classificados se enfrentam em jogos de ida e volta, com o seguinte cruzamento: vencedor do Grupo A contra ganhador do Grupo D, e classificado do Grupo B x vitorioso do Grupo C. 

A definição do mandante do segundo jogo seguirá a ordem da 1ª fase, com o melhor colocado tendo o benefício de jogar por dois resultados similares. Este time avançará para a decisão, caso termine o confronto empatado em número de pontos e saldo de gols.

> Confira a tabela de jogos do Catarinense 2022

Na 4ª fase, a final do Campeonato Catarinense, enfrentam-se os dois times classificados das semifinais. As equipes decidirão o título em dois jogos.

A definição do mandante da segunda partida seguirá a ordem da 1ª fase, com o melhor colocado tendo o benefício de jogar por dois resultados similares. Esta equipe ficará com o título, caso termine o confronto empatado em número de pontos e saldo de gols.

Opinião

O desafio está maior, melhor assim!

Luciano Calheiros, gerente de Esportes da NSC

2021 foi especial para NSC. Ano de mudanças no esporte, conquistas de prêmios e um resultado histórico: fomos a afiliada da Globo com melhor performance de audiência em todo o Brasil. Grande parte disso, reflexo do nosso compromisso com o público. E o Campeonato Catarinense é mais um. 

Na contramão de muitos estados, fizemos um grande esforço para construir, junto com a federação e os clubes, um projeto que segue apostando e valorizando o futebol de Santa Catarina. Isso faz com que essa edição do campeonato, que se inicia neste sábado, dia 22, seja muito especial.

Serão 80 jogos com ampla cobertura em todas as plataformas da NSC: TV, rádio, digital e impressos. Além dos nossos cronistas já conhecidos do público, vamos apresentar muitas novidades. Entre elas, o narrador Jota Deschamps, que passa a integrar também a equipe da CBN Diário. Na TV, pela primeira vez na NSC, as transmissões passam a contar com uma mulher no time de comentaristas: Jéssica Cescon. E o torcedor, claro, terá ainda mais espaço na programação, opinando, torcendo ou até mesmo secando! A interatividade será uma marca importante em todos os produtos.

> Robert Lewandowski é eleito o melhor jogador do mundo no Fifa the Best

Estamos prontos! Faremos o Campeonato Catarinense com uma equipe multiplataforma, formada para levar ao público a melhor informação, sempre atualizada, com emoção, humanismo e leveza. Afinal, em uma época tão difícil como a que estamos vivendo, o futebol é cada vez mais essencial como um dos condutores de alegria. 

Bom jogo a todos. Divirtam-se!

Leia também:

> Confira as análies de Roberto Alves

> Bluvolei estreia na Superliga B 2022 diante da torcida e com o sonho do acesso

> Avaí e Figueirense dão um show para todo o Brasil

Colunistas