Já se diz ser o Estadual o mais equilibrado do país. Em 2022, os clubes estão se preparando de verdade, a ponto de podermos ter surpresa. O que interessa neste momento é que há investimentos em direção ao fortalecimento e valorização do campeonato. Daí porque jamais poderemos pensar em exterminar o campeonato estadual, fruto da manutenção da eterna rivalidade capital-interior. E então, quem poderá fazer a diferença em 2022 no futebol catarinense?

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Estrelas não faltarão e o Avaí parece ser, no momento, o time que mais buscou qualificar o grupo. A opinião baseia-se apenas nos nomes dos contratados, sem sabermos se vai dar certo ou não. Na montagem de um grupo, há a força, a técnica, a experiência, a valorização da base e acima de tudo a qualidade. A gente vai saber se houve ou não acerto no final do campeonato. 

Costumo dizer que o Estadual é o nosso melhor produto. Vamos a ele certos de que a cada ano percebemos a importância para todos nós.

Quem pode brilhar?

Muriqui no Avaí, Jorge Henrique no Camboriú, Wallace no Brusque, Oberdan no Figueirense, alguma surpresa no Marcílio Dias, Hercílio Luz, Joinville, ou alguma jovem revelação? Na verdade, o Avaí tem mais candidatos a brilhar no Estadual: Bruno Silva, Betão, Copete, Romulo e por aí vai.

Continua depois da publicidade

Quem sabe a estrela poderá estar no banco comandando a equipe. E aí, temos nomes como Felipe Conceição (Chapecoense), Waguinho Dias (Brusque) Paulo Massaro (Joinville) Paulo Foiani (Juventus) ou Itamar Schulle (Concórdia). Sempre candidato ao melhor do campeonato está o campeão Claudinei Oliveira ou algum jovem, como Luan Carlos, ex-auxiliar de Jerson Testoni e que vai comandar o Camboriú.

É preciso respeitar o trabalho de Raul Cabral no Hercílio Luz, Emerson Cris no Próspera e Matheus Costa no Barra, a novidade do campeonato. As possibilidades são muito boas.

> Cobrança e repetição! O estilo Júnior Rocha em prática no Figueirense

A preparação

E a Federação Catarinense de Futebol (FCF) promove a pré-temporada como forma de atualização e uniformização da arbitragem para 2022. Palestras, debates e uma grande preparação para a temporada dos árbitros para o ano. Nomes importantes da arbitragem do país participaram do seminário da FCF, inclusive Arnaldo Cesar Coelho, ex-árbitro que apitou final de Copa do Mundo.

> Roberto Alves: Futebol empresa é o caminho e o futuro para os times

Recado?

De Arnaldo Cesar Coelho a quem interessar possa:

– Árbitro deve entrar em campo para apitar o jogo e não fazer relações públicas. Se impor e evitar tapinha nas costas de jogador e nem bate-papo.

Continua depois da publicidade

Arnaldo concorda que o VAR tirou um pouco a autoridade do árbitro no campo. Então, é hora de manter a postura garantindo autoridade no gramado.

> Leia outras colunas de Roberto Alves

Giro Total

> Será? Preocupação nos meios esportivos com a possibilidade da diminuição do percentual do torcedor nos jogos do Estadual. 

> Primeira rodada: Perguntam-me por que não o jogo do atual campeão do Estado na primeira transmissão ao vivo da TV Aberta? Explico: por causa da Recopa, dois dias antes da largada do campeonato e que envolverá os vencedores do Estadual (Avaí) e da Copa SC (Figueirense). 

> 48 horas: Qualquer um dos dois que estivesse no jogo de abertura do campeonato dia 22, às 16h30min, não teria cumprido o prazo exigido por lei. 

Continua depois da publicidade

> Justiça do Trabalho: A Justiça do Trabalho havia determinado que a CBF obedecesse 72 horas entre uma partida e outra. Com a pandemia, foi autorizado o intervalo de 48 horas no Campeonato Brasileiro de 2021. 

> SAF: A entrevista do advogado Tullo Cavallazzi Filho ao Debate Diário, na CBN Diário, na última segunda-feira, dia 10, detalhando a importância e consequências do projeto que instituiu a Sociedade Anônima do Futebol mexeu com os clubes.

> Bolsa: Concluí que é parecido com jogar na bolsa de valores. Tem prós e contras. Existe o risco. Entretanto, se bem administrado e com gente comprometida não só com o negócio comercial, mas também com o futebol, tem tudo para dar certo.

Leia também:

> Roberto Alves: Um ano de esperança para o futebol de Santa Catarina

Continua depois da publicidade

> FCF anuncia Naming Rights do Campeonato Catarinense 2022

> Relembre destaques do esporte mundial em 2021 e confira eventos programados para 2022