nsc
nsc

Futebol

Campeonato Catarinense 2021: nona rodada pode rebaixar e classificar

Compartilhe

Roberto
Por Roberto Alves
10/04/2021 - 06h41
Entre os bons jogos da nona rodada está Juventus e Marcilio Dias em Jaraguá do Sul neste sábado
Entre os bons jogos da nona rodada está Juventus e Marcilio Dias em Jaraguá do Sul neste sábado (Foto: Bruno Golembiewski/CNMD)

São três jogos no sábado, dois domingo e um na segunda feira. O campeonato estadual está chegando a sua fase mais dura com definições para a classificação e o rebaixamento para Série B.

> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

O regulamento é claro e conhecido. Os oito primeiros colocados classificam para a fase seguinte, que será jogada pelo sistema conhecido como mata mata. Os quatro primeiros têm a vantagem de jogar a segunda partida em casa e com direito a resultados iguais.

Nesse caso teríamos hoje, antes da nona rodada os quatro primeiros, Chapecoense, Brusque, Avaí e Juventus, estes com as vantagens acima citadas.

No cruzamento para definir os jogos teríamos o primeiro Chapecoense contra o oitavo, que seria no momento o Figueirense. O Brusque enfrentaria o sétimo colocado que é o Próspera.

Avaí é o terceiro e seria contra o sexto, Joinville, e o Juventus que é o quarto colocado contra o quinto Marcilio Dias, curiosamente o encontro deste sábado pela nona rodada.

Os clubes na nona e décima posição não sobem nem descem e o campeonato para eles termina nesta fase de classificação. Em compensação o décimo primeiro e décimo segundo descem para a segunda divisão estadual.

E aqui a grande novidade do estadual. O Criciúma, time que tem mais títulos nacional no Estado até hoje é o lanterna da competição. A outra queda se daria pelo Metropolitano, também jogo da nona rodada. Ainda faltam três rodadas para terminar esta fase classificatória, o que dá chances ainda de Criciúma e Metropolitano se salvarem.

Dos quatro primeiros colocados, apenas a Chapecoense está garantida. O Brusque, que recebe o Hercílio Luz em casa, pode carimbar oficialmente seu passaporte.

> Horário do UFC: Vettori x Holland na luta principal e duelo entre mamães

Uma vitória do Avaí sobre o Concórdia no domingo às 16h na Ressacada também consolidaria praticamente a classificação. Nesta rodada há um jogo que pode reverter posições e deixar uma indefinição para as duas ultimas rodadas: Juventus com 13 pontos em quarto lugar recebe o Marcílio Dias em quinto com 12 pontos. Jogo sem prognóstico e teoricamente equilibrado. Sem previsão. Aliás, qualquer tropeço não só neste jogo como na Ressacada pode dificultar a classificação mais a frente até porque a pontuação está muito próxima das posições na tabela.

A lembrar que o Joinville, hoje em sexto lugar, terá a volta do técnico Vinicius Eutropio domingo a tarde contra o Figueirense no Scarpelli.

Os resultados desta nona rodada podem trazer mudanças de posição e determinar um cruzamento bem diferente do que seria hoje.

A Rodada

Sábado 10/04

16:00 – Chapecoense x Prósperav e Juventus x Marcilio Dias

19:00 – Brusque x Hercilio Luz

Domingo 11/04

16:00 - Figueirense x Joinville e Avaí x Concordia

Favoritos

Vejo na Chapecoense a possibilidade maior de um resultado vitorioso. Joga em casa e recebe o Próspera, cuja campanha surpreende nesta sua volta a Série A do campeonato. Mas há uma distancia técnica entre as duas equipes, o que significa pouco. Estamos falando de futebol. O Verdão do Oeste continua reforçando o elenco, já pensando na Série A do brasileiro como único representante catarinense na elite.

> Vídeo mostra cobranças de Marquinhos no vestiário do Avaí: "Não tá bom p**** nenhuma"

Penso que entre os três jogos deste sábado há um outro favorito que é o Brusque. Atua em casa diante do Hercílio Luz, que está fora da zona de classificação. Também não há como garantir a vitória, lembrando que o Leão do Sul surpreendeu a Chape na Arena Condá neste mesmo campeonato. Mudou de técnico insatisfeito com alguns resultados criando um fato novo com objetivo motivacional.

Este é o jogo

Entre os bons jogos da nona rodada está Juventus e Marcilio Dias em Jaraguá do Sul também neste sábado. O Juventus tentando se firmar no cenário estadual desde sua volta à Série A em 2020, enquanto o Marcílio Dias tem como objetivo classificar entre os outros mas vê a possibilidade de chegar entre os quatro para ter o beneficio do jogo em casa e dos resultados iguais.

A dupla

Os dois representantes da Capital jogam no domingo com Figueirense e Joinville, jogo da NSC TV às 16h. Em campo a velha rivalidade entre as duas maiores cidades do Estado, Joinville e Florianópolis.

Figueirense briga para sair da oitava posição, que hoje o faria enfrentar o bicho papão Chapecoense. Jorginho terá Fabrício de volta ao meio de campo e a espectativa de alguma novidade no ataque com a ausência de Blaise. O JEC vem de três derrotas seguidas e não pode correr o risco de uma quarta derrota para não criar clima ruim no grupo.

O Avaí, teoricamente, tem jogo de melhor encaminhamento. Recebe o Concórdia fora da classificação mas querendo fugir de uma aproximação da zona de rebaixamento.

> Neto, sobrevivente da tragédia da Chapecoense, vai ter história contada em filme

Principal destaque do Avai é a volta do volante Bruno Silva. Dúvida quanto à manutenção dos garotos da Ressacada na equipe titular. Claudinei Oliveira, o técnico do Avaí que tem lançado alguns garotos da base, deve continuar apostando nas joinhas azurras.

O jogo que envolve as últimas posições será na segunda-feira entre Criciúma e Metropolitano. Uma derrota do Tigre e ele está inevitavelmente na Série B do estadual. Rodada para encaminhamento de posições

Roberto Alves

Colunista

Roberto Alves

Referência por resgatar a memória do Esporte catarinense, fatos do dia a dia e pitorescos, misturando bom humor e seriedade na dose certa.

siga Roberto Alves

Roberto Alves

Colunista

Roberto Alves

Referência por resgatar a memória do Esporte catarinense, fatos do dia a dia e pitorescos, misturando bom humor e seriedade na dose certa.

siga Roberto Alves

Mais colunistas

    Mais colunistas