nsc
    nsc

    Campeonato

    Catarinense 2021: quem se classifica e quem será rebaixado?

    Compartilhe

    Roberto
    Por Roberto Alves
    16/04/2021 - 14h48
    O Campeonato Catarinense está equilibrado
    O Campeonato Catarinense está equilibrado (Foto: Unsplash)

    Incrível o equilíbrio do Campeonato Catarinense. Vamos domingo para a penúltima rodada sem saber se teremos definições. E até acho que não pelos confrontos programados.

    > Receba notícias de Florianópolis e região no seu WhatsApp

    Certeza mesmo temos as classificações da Chapecoense e Brusque, primeiro e segundo lugares. Há quem diga que falta apenas uma vaga, considerando o Avaí também classificado entre os quatro primeiros. Em jogo então, apenas um vaga entre os quatro primeiros cuja vantagem será jogar a segunda partida das quartas de final em casa com resultados iguais a seu favor.

    > Avaí faz melhor jogo do ano, vence o Cascavel e avança na Copa do Brasil

    Quem seria?

    Juventus, quarto lugar, é o primeiro candidato com um ponto apenas à frente do Marcílio Dias. Joga em Ibirama contra o Metropolitano, que briga para não cair. Pela campanha, vejo o Juventus melhor.

    O Marcílio Dias que também faz uma grande campanha e recebe a Chapecoense, o melhor time do Estado no momento. Mesmo já classificada, a Chape, quer ficar na primeira posição, que pode ser vantajosa no cruzamento próximo onde enfrentará o oitavo colocado.

    A quarta vaga está indefinida, até porque o Juventus joga a última rodada em casa contra o Concórdia, enquanto o Marcílio vai enfrentar o Figueirense no Scarpelli.

    Mesmo com a vaga indefinida, ainda vejo o Juventus em melhores condições pelos adversários seguintes dos dois disputantes.

    > Empresa italiana que faz camisas da Udinese será a nova fornecedora do Figueirense

    O rebaixamento

    O Metropolitano, que sustenta a lanterna no momento, precisa vencer o Juventus no domingo, em Ibirama. Qualquer outro resultado o rebaixará. Se vencer, depende do resultado do Criciúma em Concórdia para decidir tudo na última rodada.

    Concórdia e Hercílio Luz correm risco sério a partir deste domingo com o time de Tubarão jogando na Ressacada contra o Avaí e o Concórdia em casa diante do Criciúma.

    Nas rodada final, Hercílio Luz joga em casa contra o Joinville e o Concórdia em Jaraguá do Sul diante do Juventus.

    > Copa do Brasil: saiba os possíveis adversários de Avaí, Criciúma e Chapecoense na 3ª fase

    Conclusão: tudo dependerá do encaminhamento dos resultados de domingo, mas vejo os dois em situação muito parecidas.

    Nesse cenário está o Criciuma, que deixou a lanterna na última rodada, mas tem dois jogos terríveis para escapar. Domingo enfrenta o Concórdia fora de casa e na última rodada, o Avaí no Heriberto Hulse.

    > Cinzas de ex-treinador do Criciúma são derramadas no Heriberto Hulse

    A julgar pelo futebol que o Tigre anda jogando, dificilmente escapará. Sua tradição, nome, camisa, podem pesar e se superar neste final de classificação. Não depende só dele.

    As demais posições precisam de pelo menos mais uma rodada para avaliação, até porque penso que haverá alternância na tabela na rodada de domingo, principalmente.

    > CBF define premiações da Copa do Brasil 2021; saiba quanto cada time pode receber

    Mais colunistas

      Mais colunistas