nsc
nsc

Análise

Dez fatores decisivos no acesso do Avaí à Série A do Brasileirão

Compartilhe

Roberto
Por Roberto Alves
30/11/2021 - 06h00
Valdívia, Avaí
Valdívia fez de pênalti um dos gols da vitória que deu o acesso ao Avaí para a Série A (Foto: Fabiano Rateke, Avaí F.C.)

Ao menos dez fatores foram decisivos para o acesso do Avaí novamente à Série A do futebol Brasileiro. Dá para elencar algumas decisões importantes e comportamentos dignos.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

  1. O grupo de atletas e comissão técnica. Em nenhum momento tomaram decisões que pudessem prejudicar o clube na hora mais difícil, do salário atrasado. O respeito à bandeira azurra foi absoluto. A instituição sempre esteve acima de tudo.
  2. Fato que para muitos pouco chamou atenção: a certa altura do campeonato, o técnico Claudinei Oliveira foi muito pressionado e até "machucado" por sua forma de trabalhar e entender o time. O Avaí passou longe da pressão que tinha endereço certo: a demissão do técnico.
  3. Os líderes, Betão, Bruno Silva, Edílson, os mais experientes escorados por Marquinhos, suportaram os problemas financeiros que atingiram o grupo. Sempre o Avaí em primeiro lugar.
  4. A convicção do técnico. As escolhas para montar seu esquema de jogo, as alterações com a bola rolando, o técnico Claudinei Oliveira respeitou suas convicções e entendimentos. Teria sido o maior responsável se o Avaí não subisse. Acreditou e foi até o final.
  5. A força da torcida foi fundamental no final. O jogo contra o Sampaio Corrêa foi um dos espetáculos mais bonitos tendo a Ressacada como palco. O verdadeiro camisa 12 foi o torcedor do Avaí.
  6. Acreditar sempre. A velha raça e garra avaiana foi fundamental. Não tem jogo perdido enquanto o árbitro não apitar. É sempre assim no Avaí.
  7. Do banco para a classificação. O diferencial do jogo contra o Sampaio foi Valdívia. Movimentação, visão de jogo, participação forte e o pênalti que deu início à virada. Valdívia mostrou personalidade.
  8. Renato, outro diferencial da classificação e pela segunda vez entrou para decidir. Presença marcante e inclinação para o gol. Foi dele o título de "Senhor Série A".
  9. O VAR. Quantas vezes o Avaí foi prejudicado? Todos os clubes tiveram momentos bons e outros ruins com a intervenção do VAR. O Avaí chegou a enviar protesto à CBF várias vezes, fundamentado por imagens e decisões que lhe tiraram alguns pontos no campeonato.
  10. Desta vez, não fosse o VAR e o árbitro Marcelo de Lima Henrique não teria visto a invasão do pênalti, mostrada claramente de todos os ângulos pela NSC TV.

Tudo foi preponderante para a volta do Avaí à Série A do futebol brasileiro. O trabalho da diretoria, que passou o ano inteiro atrás de recursos para evitar atrasos. Mesmo assim eles aconteceram. Agora começa a briga para colocar tudo em dia. A primeira solução é pedir antecipação da televisão para 2022.

> Jogadores do Avaí comemoram com champanhe volta à Série A do Brasileirão; veja vídeo

A eleição

A semana começa quente em função da eleição para a nova diretoria, marcada para sábado (4). Três chapas concorrem. Algumas novidades estão a olho vistos. Comum que alguns nomes importantes na vida do cube estejam sempre com a situação.

Desta vez temos novidades. Nomes históricos na oposição podendo fazer a diferença. Três candidatos buscam a presidência do clube. Todos preencheram a nominata com sócios em dia e foram além de 181 em cada candidatura.

> Avaí na Série A: “Leão é no sufoco, na raça, na garra” - Giro Total

Para seu conhecimento e escolha:

  • Chapa 1 – Avaí é povo é gente - Carlos Bonatelli
  • Chapa 2 – Avaí Centenário – Julio Heerdt
  • Chapa 3 – Avaí vencedor – Francisco Battistotti

Debate Diário, da CBN, vai ouvir os candidatos. Nesta segunda (29) foi feito um sorteio ao vivo para definir a ordem da entrevista. Veja como ficou:

  • Terça-feira (30) – Carlos Bonatelli
  • Quarta (1º) – Francisco Battistotti
  • Quinta (2) – Julio Heerdt

Leia mais

O Avaí 2021 é o terceiro no G4 entre os “Avaís” que subiram

Avaí: As convicções de Claudinei Oliveira venceram

Com acesso dramático, Avaí faz torcida sair do suspense ao êxtase na Ressacada

Roberto Alves

Colunista

Roberto Alves

Referência por resgatar a memória do Esporte catarinense, fatos do dia a dia e pitorescos, misturando bom humor e seriedade na dose certa.

siga Roberto Alves

Roberto Alves

Colunista

Roberto Alves

Referência por resgatar a memória do Esporte catarinense, fatos do dia a dia e pitorescos, misturando bom humor e seriedade na dose certa.

siga Roberto Alves

Mais colunistas

    Mais colunistas