Para tudo que este jogo de amanhã é diferente dos demais. Joga-se onze contra onze, o campo tem o mesmo tamanho de qualquer outro, a bola também, as regras são idênticas, mas a historia é outra. Dois escudos que se chocam quando se encontram há quase 100 anos.

Continua depois da publicidade

> Clássico entre Avaí e Figueirense será sob desconfiança da torcida

Nasceram em dois lados opostos da antiga Florianópolis. O Figueirense, mais velho (1921), no bairro Figueira, em que havia uma barreira e um campinho de areia atrás de onde fica hoje o posto Santa Rita.

O Avaí (1923) na Pedra Grande (Agronômica), bem na curva, quase na Rua João Carvalho, onde ficava a casa do Amadeu Horn.

Portanto, o Figueirense, a exemplo do seu rival, é natural da ilha e não é um time do Estreito, como querem alguns.

Continua depois da publicidade

Por que é diferente?

Porque os alegres rapazes da época queriam dois times na cidade para estabelecer a rivalidade, que os tornaria um verdadeiro clássico anos depois. Aconteceu. A cidade foi dividida entre o preto do Figueirense e o azul do Avaí.

> Vem aí o verdadeiro clássico catarinense

As fundações se deram por grupos de amigos que, certamente, não imaginavam até onde chegariam.

Quase um centenário

Figueirense 0 x 2 Avaí: Leão leva a melhor em clássico no Catarinense 2020
Figueirense 0 x 2 Avaí: Leão leva a melhor em clássico no Catarinense 2020 (Foto: Diorgenes Pandini)

Anos se passaram, histórias foram contadas, episódios gigantescos e clássicos memoráveis, mas a amizade entre os torcedores não deixou de existir até determinado tempo. A partir da década de 1970 (quase 80), nasceram as torcidas organizadas. Os ânimos foram acirrados. Veio a internet, as ofensas passaram a acontecer e o futebol foi aos poucos sendo deixado de lado para dar lugar à violência.

Hoje

Já não se pode ir para o estádio no mesmo ônibus, sentar na mesma arquibancada, conversar de forma civilizada. Os tempos mudaram. Neste momento, espera-se apenas o profissionalismo dos jogadores, até porque não temos torcida nos jogos, o que com todos os problemas, tira muito o brilho do espetáculo. Não lembro de ter visto um clássico sem torcedor. Como em 2020 está acontecendo de tudo, vamos a mais uma novidade!

> Confusão no clássico entre Avaí e Figueirense reflete situação atual do futebol catarinense

O jogo

Os dois não estão bem no Campeonato Brasileiro da Série B. O torcedor não tem muita esperança para o acesso no fim da competição.

Continua depois da publicidade

Quem está chegando melhor ao clássico? O Avaí está na frente, vem motivado por uma vitória no Mineirão. Mas se tratando de clássico, nada disso vale. O Figueirense empatou em casa com o Guarani, mas também não quer dizer nada. A razão da rivalidade está exatamente aqui. A situação de ambos no momento pouco importa.

É clássico.

O Fim de semana

O Brusque continua sendo nosso bom time no Campeonato Brasileiro da Série C. O empate em Volta Redonda foi muito bem recebido no domingo (27). Na rodada, o Criciúma já havia vencido na sexta-feira à noite, contra o São José, por 2 a 0.

Série D

Resultado previsível o empate em 0 a 0 entre Marcilio Dias e Joinville no sábado (26).

A derrota do Tubarão, em Caxias do Sul, também era um resultado esperado pela situação do time catarinense do Sul do Estado.

Continua depois da publicidade

Automobilismo

Depois de conquistar a sexta colocação em uma corrida de longa duração, com 300 km, o piloto catarinense André Kaidzinsky vai participar da prova Sprint da Porsche Cup Brasil, de curta duração. Será no autódromo de Interlagos, no dia 3 de outubro.

> Piloto catarinense sobe ao pódio em Interlagos na retomada da Porsche Cup Brasil

André Kaidzinsky vai participar da prova Sprint da Porsche Cup Brasil
André Kaidzinsky vai participar da prova Sprint da Porsche Cup Brasil (Foto: Divulgação/ Luca Bassani)

Homenagem 

Dona Maria do Léo, assim chamada, 90 anos de idade, tem os quatro filhos e o marido torcedores do Figueirense. Ela, avaiana de primeira. A pedido do presidente Francisco Battistotti, foi recentemente homenageada pelo clube do seu coração. Recebeu brindes do Avaí e ficou muito feliz.

Dona Maria do Léo, única avaiana da família, recebe homenagem do seu clube do coração
Dona Maria do Léo, única avaiana da família, recebe homenagem do seu clube do coração (Foto: Divulgação/ Avaí F.C)

Memória

Grupo Varrynxhuga Football Association
Grupo Varrynxhuga Football Association (Foto: Divulgação/ Wandre Bion)

O domingo foi de festa comemorativa aos 40 anos do grupo Varrynxhuga Football Association. Formado a partir de um time de futebol criado em 27 de setembro de 1980, estudantes do Colégio Catarinense se reúnem todos os anos para comemorar a data e reencontrar o grupo.

> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

No carnaval, o grupo também faz a diferença com sua alegria. Em tempos de pandemia tudo é virtual, mas a data nunca foi esquecida.

Continua depois da publicidade

Destaques do NSC Total