A ampliação das atribuições dos agentes de trânsito está em estudo na Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública de Joinville. A proposta é manter os profissionais com atuação no trânsito, mas permitir a execução de outras atividades, com as desempenhadas pelos guardas municipais. Para isso, os agentes de trânsito vão passar por programa de treinamento. Uma comissão da Seprot está estudando o novo modelo.
Continua depois da publicidade
> Um ano após paralisação das obras do Mathias, em Joinville, retomada não tem previsão
> Aplicação do Código Florestal em Joinville motiva reunião do MP com prefeitura
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Joinville conta hoje com 72 agentes de trânsito. Se o novo formato for utilizado, também poderão será realizadas as atividades de prevenção, proteção do patrimônio público, apoio às ações de fiscalização, entre outras ações, hoje de responsabilidade dos guardas municipais. A Seprot considera a medida “positiva” para Joinville.
Continua depois da publicidade
Além dos agentes de trânsito, Joinville tem 44 guardas municipais. Houve concurso municipal em 2019 para a corporação, mas nem todos os guardas aprovados foram chamados porque há restrição em lei federal para a contratação. As convocações realizadas até agora foram para a reposição de vagas.
> “Poderá ser mais rápido”, estima secretário de Saúde de Joinville sobre calendário de vacinação
> Câmara de Joinville volta a analisar proposta sobre “fechamento” de ruas sem saída