Os quatro candidatos mais votados na cidade não alcançaram vaga e depois de 16 anos, Joinville volta a eleger apenas um deputado federal com domicílio eleitoral no município. A última vez em que Joinville havia eleito um só deputado federal havia sido em 2006, com Carlito Merss (PT).
Continua depois da publicidade
> PL ganha força para disputa pela prefeitura de Joinville em 2024
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Quinto mais votado em Joinville, Zé Trovão (PL) será o único deputado federal com domicílio eleitoral na cidade a partir de 2023. Zé Trovão se elegeu com 71 mil votos, a maior parte fora de Joinville – onde recebeu 19,4 mil. Foi a primeira vez em quem disputou uma eleição.
Os atuais três deputados federais com base eleitoral em Joinville concorreram em busca de um segundo mandato, sem sucesso. Rodrigo Coelho (Podemos) teve um desempenho melhor em comparação com 2018, passando de 43 mil para quase 58 mil votos, sendo 35 mil em Joinville. Foi a maior votação de um candidato de um deputado federal na cidade nestas eleições. Coelho também foi o mais votado entre os candidatos do Podemos, mas o partido não alcançou o quociente.
Continua depois da publicidade
Mais votado em Joinville há quatro anos, Coronel Armando (PL) teve redução na votação, passando de 60 mil para 56 mil votos nesse período. A diminuição em Joinville foi de 37 mil para 22 mil votos. Armando acabou ficando na primeira suplência do PL, imediatamente atrás de Zé Trovão, que ficou com a sexta vaga do partido.
ELEIÇÃO MUNICIPAL
Darci de Matos (PSD) também teve queda no desempenho, caindo de 68 mil para 57 mil votos, conquistando somente 13 mil em Joinville (na disputa do segundo turno na eleição municipal de 2020, contra Adriano Silva, recebeu 117 mil votos). Darci ficou 16,5 mil votos atrás de Ricardo Guidi, o segundo deputado eleito pelo PSB (o primeiro foi Ismael dos Santos).
Atrás de Rodrigo Coelho, com a segunda maior votação de Joinville, Tânia Harada (Novo) recebeu 36 mil votos, sendo 31 mil na cidade. A terceira colocação entre os candidatos a federal em Joinville foi de Coronel Armando, seguido por Helber Sá. O candidato do Patriota foi o mais votado em seu partido, mas a legenda não alcançou o quociente.
Após a eleição de Carlito em 2006, Joinville emplacou Marco Tebaldi e Mauro Mariani (com domicílio eleitoral na cidade desde 2007) em 2010 e 2014. Em 2018, foi a vez de Coelho, Darci e Armando. Agora, somente Zé Trovão foi eleito.
Continua depois da publicidade
> De novo, mais de 100 mil eleitores em Joinville deixam de escolher deputado
> Pela sexta vez consecutiva, Joinville elege três deputados estaduais
> Adriano Silva tem posição sobre segundo turno das eleições
> Joinville tem lista de primeiros suplentes para deputado federal e estadual
> “Tradição” de Joinville de eleger vereadores na eleição para deputado não se repete
> Sargento Lima é o deputado estadual mais votado em Joinville