A atracação nos portos do complexo portuário de São Francisco do Sul será, como “critério geral”, por ordem de chegada na barra dos portos, no acesso à baía da Babitonga. Publicada nesta semana, a resolução do Porto de São Francisco do Sul terá validade a partir do dia 4 de outubro – há outras mudanças previstas, como maior capacidade de movimentação de cargas no desembarque (prancha mínima maior). Na avaliação da direção do Porto de São Francisco do Sul, a nova resolução “valoriza” todos os segmentos de cargas com atuação no porto.

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Os estudos sobre novo regramento para atracação já vinham sendo discutidos em São Francisco do Sul e foram concluídos após polêmica sobre a prioridade no desembarque. O setor de importação de fertilizantes se queixou das filas dos navios para atracar em São Francisco do Sul, com risco de atraso na entrega dos insumos. A demora também provocou mais custos operacionais nas embarcações. Foi solicitado um berço exclusivo para o desembarque de fertilizantes.

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Em outra frente, a Fiesc enviou ofício à Antaq, a agência de regulação do setor, manifestando preocupação sobre a garantia de movimentação de cargas industriais, como produtos siderúrgicos. À época, a direção do porto citou eventos climáticos, como nevoeiros, para o aumento do tempo de espera para atracação. O Porto de São Francisco do Sul alegou ainda que a norma de atracação preferencial para navios com fertilizantes vinha sendo atendida.

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Na nova resolução, a atracação será pela ordem de chegada dos navios na barra do porto. “Pelas nossas simulações, vai dar mais agilidade”, diz o presidente Cleverton Vieira, acrescentando que a regra atende às normas internacionais. Outra mudança será a determinação de volumes maiores de cargas, em determinado período de tempo, a serem desembarcadas pelos navios, uma forma de buscar mais agilidade no uso dos terminais.

Balanço

Nos sete primeiros meses de 2024, a movimentação de cargas no Porto de São Francisco do Sul alcançou 9,9 milhões de toneladas, 11% a mais que no mesmo período de 2023 (8,9 milhões de toneladas). Os produtos siderúrgicos e os fertilizantes foram as cargas com maior crescimento proporcional na movimentação neste ano. O balanço foi divulgado nesta quinta-feira.

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