A campanha do voto regional está de volta em Joinville. O Conselho das Entidades Empresariais lançou a “Vote por Joinville e região”, com incentivo à busca de maior representatividade na Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa. Essa é a terceira fase de uma campanha iniciada ainda no ano passado. A estratégia também foi realizada em 2018, repetindo, de certa forma, as campanhas de eleições anteriores – o marco inicial foi em 1994, pela Acij. O Conselho das Entidades é formado pela Acij, Acomac, Ajorpeme e CDL.

Continua depois da publicidade

> Acesse o Guia das Eleições 2022 do NSC Total 

>​​​​ Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Na eleição de 2018, com um colégio eleitoral com quase 400 mil votantes, Joinville teve 111,7 mil eleitores que preferiram não escolher nenhum candidato a deputado federal: quase metade desse grupo não compareceu para votar e os demais preferiram votar em branco ou anular. Joinville elegeu três representantes para a Câmara dos Deputados. Para a Assembleia Legislativa, o “desperdício” foi de 108,7 mil votos (três candidatos com base eleitoral na cidade foram eleitos).

Além de redes sociais e cartazes de associados, a campanha do voto regionalizado terá anúncios em ônibus (busdoor). A defesa da campanha pela maior representatividade é para aumentar as chances de a região de Joinville receber mais recursos estaduais e federais, por meio de emendas e da interlocução com os governos estadual e federal.

Continua depois da publicidade

A campanha Seu Voto faz a Diferença foi lançada em 2021, com etapa inicial de incentivo ao alistamento eleitoral dos jovens de 16 e 17 anos. A fase seguinte da iniciativa foi a favor da regularização do título, com transferência do domicílio eleitoral para Joinville de quem se mudou para a cidade. O voto regionalizado é a atual terceira etapa.

> Decreto mantém ônibus expressos em Joinville; serviço poderá usar outros veículos

> “Ideb municipal” vai avaliar mais de 15 mil alunos em Joinville

> Udesc compra área e quer criar “atração” em Joinville

> Vices com base em Joinville entram em pelo menos três chapas para governador

> Joinville precisa se preparar para contar, no futuro, com um milhão de habitantes, diz Adriano