O edital para a contratação da revitalização da orla de Guaratuba, incluindo o alargamento da praia, foi lançado pelo governo do Paraná. Os investimentos serão realizados nas praias Central, de Caieiras e Prainha, em segmento de 4,7 km. O trabalho será integrado, com projetos e obras no mesmo pacote. Guaratuba tem limites com Itapoá, onde está sendo realizado o maior alargamento de praias do País, com previsão de depósito de 6,4 milhões de metros cúbicos de areia na orla.

Continua depois da publicidade

Confira imagens do projeto

Para a cidade do Paraná, a previsão é de utilização de 1,1 milhão de metros cúbicos de sedimentos, a serem retirados de jazidas no oceano. As praias terão trechos com até 100 metros de largura. Também estão previsrtas obras de melhorias nos sistemas de drenagem e a construção de novos guias de corrente, espigões e headlands (estruturas de contenção da areia).

O pacote será ainda construção e recuperação de calçadas, pavimentos, ciclovias, pistas de caminhada, iluminação, paisagismo e acessibilidade, conforme divulgado pelo governo do Paraná. Serão nove estruturas marítimas para contenção da erosão ao longo da orla, para aumentar a capacidade de vazão de água da chuva para o mar e melhorar a balneabilidade das praias. São cinco guias de corrente (dois na Praia Central e três na Prainha), dois espigões em Caieiras e dois headland (Praia Central e Prainha), com a implantação de 15.563 tetrápodes. A orla de Matinhos passou por processo semelhante.