Sob pressão da crescente demanda de atendimento em Covid-19, a Secretaria de Saúde montou rede de suporte para as pronto-atendimentos da cidade: são unidades de saúde próximas que se encarregam da triagem, testagem e diagnóstico, também atuando no eventual encaminhamento dos pacientes para os PAs. Ainda nesta segunda-feira, por causa do “iminente colapso” das redes pública e privada de saúde, a prefeitura de Joinville anuncia novas medidas de restrição. Na próxima quinta-feira, os atendimentos nas unidades básicas de saúde (UBS) passam a ser por demanda espontânea, sem necessidade de agendamento. Hoje, apenas 40% dos atendimentos são feitos sem marcar hora.

Continua depois da publicidade

> Com pedido de lockdown, CDL de Joinville diz que todos devem pagar a conta

> CDL de Joinville pede lockdown de sete dias em documento entregue ao prefeito

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

Em uma semana, o número de internados em Joinville por causa da Covid-19 passou de 206 para 242, levando à reorganização da rede. O PA Leste (Aventureiro) foi transformado em hospital de campanha, com a UBS Aventureiro 3 atuando na retaguarda. O suporte para o Hospital Bethesda é a unidade de Pirabeiraba. O PA Sul tem auxílio de posto de saúde do João Costa e o PA Norte conta com suporte de unidade do Costa e Silva.

Continua depois da publicidade

O eventual agravamento da pandemia pode levar a secretaria a transformar pelo menos mais um PA em hospital de campanha. Mas não há mais como ampliar a estrutura de atendimento de forma significativa, até porque não há disponibilidade de profissionais em número suficiente para atender a toda a demanda.

> Joinville terá mudança inédita no atendimento dos postos de saúde