Com picos de até mil caminhões por dia, ainda que a média esteja em pouco mais de 500 veículos, São Francisco do Sul tem mobilização para buscar obras para tentar amenizar os impactos da movimentação de cargas nos portos. O principal projeto é a implantação de mais pistas de acesso aos terminais portuários, em investimento que poderá contar com participação da iniciativa privada. As filas de caminhões em São Francisco do Sul são motivo de procedimento do Ministério Público, aberto no início do mês passado para apurar as causas dos engarrafamentos. Na semana passada, houve reunião sobre o tema, na promotoria.

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As principais propostas elaboradas por grupo de trabalho formado no ano passado pela Secretaria de Infraestrutura de São Francisco do Sul e Sindicato dos Operadores Portuários são de ampliação de pistas no acesso ao complexo portuário, em ponto próximo aos terminais; e junto ao trevo entre a BR-280 e a SC-415, a rodovia de ligação com as praias. “São os dois pontos críticos”, resume o secretário municipal de Infraestrutura, Tiago Furlan Lemos.

O projetos básico sobre a ampliação da rodovia foi apresentado ao DNIT e, se receber o aval, será contratado o projeto executivos As intervenções sugeridas são em pontos que não serão alcançados pela duplicação da BR-280. Um segmento com terceira pista está sendo tratado com o governo do Estado. Outra obra importante para a mobilidade em São Francisco do Sul será a retomada do contorno ferroviário, em licitação e com previsão de trabalhos a partir de 2024 – o novo ramal vai eliminar gargalos junto às vias utilizadas também pelos caminhões.

O temor é de que, sem as obras de ampliação das vias de acesso, a saturação no trânsito aumente, afinal, novos investimentos previstos para o complexo portuário vão ampliar a capacidade de movimentação de cargas. Com isso, evidentemente, mais caminhões vão se dirigir a São Francisco do Sul. O porto pode bancar parte da duplicação da ampliação do acesso pela rodovia federal.

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O procedimento aberto pela 3ª Promotoria de Justiça no início de setembro, está na fase inicial, com busca de informações junto à prefeitura, governo do Estado, DNIT, Porto de São Francisco do Sul e Polícia Militar Rodoviária. O MP quer saber o que está provocando a lentidão no trânsito, com “grande quantidade” de caminhões estacionados nas margens da BR-280 e SC-415. A promotoria quer saber quais medidas estão sendo planejadas para atender à demanda.

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