A maior demanda por internações hospitalares levou a rede hospitalar a ampliar, neste fim de semana, os leitos exclusivos para pacientes com coronavírus. O número de vagas em UTI passou de 85 para 90 e a expansão vai continuar nos próximos dias. A maior ocupação dos hospitais por causa do coronavírus continua em Joinville e agora são 95 pacientes, sendo 50 em tratamento intensivo. Na sexta, eram 80 pessoas internadas (44 em UTI) e, na segunda passada, 59. Joinville teve mais de 100 pessoas internadas com Covid-19 por mais de dois meses e meio, entre 10 de julho e 24 de setembro. O pico foi em 14 de agosto, com 202 pacientes atendidos em hospitais.

Continua depois da publicidade

> Joinville mantém liberação para aulas presenciais em escolas municipais e privadas

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

O aumento de novos casos e casos ativos, registrado nas últimas semanas, está refletindo nas internações hospitalares. O agravamento dos indicadores da pandemia fez Joinville e região passarem do risco “alto” para “grave” na pandemia e, na semana passada, a Secretaria de Saúde de Joinville emitiu nota de alerta com pedido de reforço nas medidas de prevenção, citando a possibilidade de “nova onda” de casos. Até esta terça, a secretaria decide se vai tomar novas medidas de restrição.

O impasse sobre as aulas foi “resolvido” com a nova portaria do governo do Estado, publicada na sexta, permitindo o ensino presencial em cidades de regiões com risco “grave” na matriz, atual status de Joinville e região na classificação. O Estado já havia permitido as aulas nessa escala, mas recuou após questionamento. Portanto, Joinville não estava atendendo a portaria, situação que provocou questionamentos do Ministério Público na semana passada. Mas com a nova revisão, o município está cumprindo a portaria e as aulas vão continuar normalmente nas redes municipal e privada.

Continua depois da publicidade