Com a redução no número de pediatras nos útimos anos, a Secretaria de Saúde de Joinville ampliar a capacidade de atendimento de crianças por meio dos médicos em contratação, já aprovados no último concurso. Os 83 profissionais chamados devem começar a trabalhar em até dois meses, após treinamento.
Continua depois da publicidade
A atuação será no programa Saúde da Família, que também faz o atendimento básico para crianças, encaminhando para atendimento pediátrico especializado em caso de necessidade – os pediatras lotados nos postos vão continuar fazendo as consultas, mas o atual número não é suficiente para toda a demanda. Por isso, a ampliação da estratégia de apoio pelo Saúde da Família. Para a Secretaria de Saúde de Joinville, em torno de 80% das demandas em saúde podem ser atendidas na atenção primária, conforme pesquisas.
> Hospital Infantil de Joinville tem tempo de espera para atendimento superior a 10 horas
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Com a futura maior capacidade de atendimentos nos postos de saúde, a secretaria espera a redução na procura pela UPA Leste e Hospital Infantil. O atendimento pediátrico na UPA Sul, suspenso no ano passado, poderá ser retomado – mas não há, ainda, nenhuma definição.
Continua depois da publicidade
Há dois anos, conforme o Portal da Transparência, Joinville contava com 55 pediatras na rede municipal, sendo 24 plantonistas. Agora, são 46 pediatras (18 plantonistas). Se for feita a soma dos contratos dos pediatras no início de 2020, eram 5.160 horas semanais. Hoje são 4.320, uma queda de 16%. A secretaria alega que abriu processos seletivos para a contratação de pediatras, inclusive um deles em 2022, mas a procura ficou abaixo do esperado.
A coluna utilizou janeiro como referência para a contagem do número de pediatras porque é o mês de 2022 com a última atualização integral no Portal da Transparência da prefeitura de Joinville – os dados de fevereiro ainda estão incompletos. A comparação foi feita com o início de 2020 (também em janeiro) por ser um período imediatamente anterior à pandemia.
> Deputado cobra contorno de Joinville: “Trem de carga não tem que passar na área urbana”
> No STF, comitiva de Joinville defende atuação dos bombeiros voluntários
> Dengue tem avanço em março e Joinville chega a 187 casos no ano