A previsão de tomada de decisão até o final do ano passado não se confirmou e 2024 começa sem definição sobre a implantação do binário entre as ruas Monsenhor Gercino e Florianópolis, na zona Sul de Joinville. A prefeitura propôs a adoção de mão única nas duas vias, mas não levou a iniciativa adiante após relatório de comissão formada na Câmara de Vereadores condicionar apoio ao binário somente se acompanhada de uma série de melhorias, não previstas na proposta original. Não há necessidade de aval dos vereadores para esse tipo de mudança no trânsito, mas o governo Adriano Silva resolveu aguardar por mais tempo. Não houve desistência do binário, mas também não há definição se será implantado.

Continua depois da publicidade

Clique para receber notícias de Joinville e região no WhatsApp

A sugestão do binário é antiga e passou a ser defendida pela atual administração municipal realizar estudo sobre os impactos na mobilidade. Uma das conclusões foi a possibilidade de redução de tempo de até 30% nos deslocamentos. A proposta foi de a rua Florianópolis ficasse com o sentido bairro-Centro e a Monsenhor Gercino adotasse o sentido inverso, entre Centro-bairro. Doze vias laterais iriam passar por intervenções. Em pesquisa da prefeitura, realizada pela internet, 82% dos participantes alegaram que a mudança iria “melhorar o trânsito”.

O relatório da comissão formada na Câmara para avaliar o binário teve o posicionamento, no entanto, de se manifestar “contrário à simples alteração do fluxo” sem que viesse acompanhada de uma série de investimentos. As providências solicitadas são referentes à infraestrutura das vias, sinalização de cruzamentos com a linha do trem, prevenção de alagamentos, instalação de novos acessos, iluminação, novas linhas de ônibus, entre outras.

Proposta em Joinville quer internação involuntária para dependentes químicos em situação de rua

Continua depois da publicidade

Águas de Joinville e prefeitura buscam acordo em ação milionária

Alta nos novos alugueis em Joinville se manteve acima dos dois dígitos em 2023

Nova licitação da ponte Joinville recebe quatro propostas

Futura duplicação em Joinville prevê nova rotatória

Rodovia do PR com divisa com SC tem plano para duplicação

Estudo vai apontar se ponte da Vigorelli poderá sair do papel

Destaques do NSC Total