A rotatória da rua Ottokar Doerffel, um dos principais acessos de Joinville, será de porte maior, no cruzamento com as ruas Otto Parucker (continuação da Marquês de Olinda) e Gothard Kaesemodel. O novo desenho viário no local faz parte da terceira etapa da duplicação da Ottokar, em trecho entre as ruas Caçador e Independência, com 550 metros. Os segmentos entre as ruas Rio Grande do Sul e Caçador já foram duplicados.  

Continua depois da publicidade

Confira imagens da proposta

A prefeitura pretendia fazer o segmento da rotatória com recursos próprios, mas houve acordo com o governo do Estado e será feita por meio de repasse estadual. O pedido de liberação de R$ 34,2 milhões está em análise no Estado desde o final de julho. Como o projeto está pronto, a licitação deve ocorrer assim que o convênio for assinado.

O cruzamento da Ottokar com a continuação da Marquês de Olinda foi ponto tradicionalmente sugerido para elevado, em proposta surgida no final dos anos 90. A construção foi descartada por se situar em área de maior densidade populacional – o planejamento da prefeitura entende que elevados são para regiões mais afastadas de moradias.

A rotatória, como já anunciado pela prefeitura, vai contar com espelho d’água e monumento inspirado em obra de Juarez Machado. Após a conclusão dessa etapa, a prefeitura pretende liberar os dois sentidos de tráfego nos trechos duplicados, no entorno do Cemitério Público Municipal. A quarta etapa, entre a rua Independência e a BR-101, tem projeto finalizado, mas sem estimativa de início das obras.

Quanto custa para duplicar uma das vias com maior movimento de ônibus em Joinville

Continua depois da publicidade

Quanto vai custar a construção de ponte dupla em SC, com quase mil metros

Tentativa de volta das obras do campus da UFSC em Joinville passa por parceria, de novo

Volta de duplicação em lote de rodovia vira prioridade em reunião de Fórum Parlamentar em SC

Reforço de recursos para ponte de quase 1 km em SC tem sinal verde

Bonde elétrico do PR, com uso de trilhos “virtuais”, atrai atenção de outros Estados, inclusive SC

Ponte na Bahia com extensão dez vezes maior do que obra em Guaratuba tem data para iniciar