A duplicação da rua Dona Francisca em segmento da Zona Industrial está estimada em R$ 82,5 milhões, incluindo a contrapartida da prefeitura de Joinville de R$ 4 milhões. O segmento tem 1,6 km, entre a rótula do Tecelão (Döhler) e o elevado da Zona Industrial Norte, nas imediações da Schulz. O projeto executivo prevê ainda elevado na rótula, com estrutura na Dona Francisca sobre o cruzamento entre as ruas Arno Waldemar Döhler, Marquês de Olinda e Rui Barbosa. A duplicação foi cadastrada pelo município no Novo PAC (Mobilidade Urbana Sustentável: Mobilidade Grandes e Médias Cidades), mas a proposta ainda foi selecionada – a solicitação aprovada até agora é do binário das ruas Monsenhor Gercino e Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Confira imagens
O projeto foi elaborado em contratação feita pela prefeitura. Na duplicação, está previsto corredor de ônibus, em uma das vias de grande movimentação do transporte coletivo na cidade: são quase 11 mil pessoas transportadas por dia, entre transporte regular e fretamento. As projeções apontam que o número de passageiros poderá triplicar em até 20 anos. Há necessidade de desapropriações para ampliar o trecho.
Além do governo federal, a prefeitura de Joinville busca recursos em outras fontes para bancar as obras na rua Dona Francisca. A proposta de duplicação é compatível com outro projeto de ampliação da rua na Zona Industrial Norte. Nesse caso, é o plano do governo do Estado para duplicar a via a partir do elevado da Schulz até a BR-101, com acesso pelas ruas Edmundo Doubrawa e dos Franceses. Anunciado há seis meses, o edital ainda está em preparação – a duplicação dos 5,8 km deverá ser dividida em lotes.
Quanto vai custar a construção de ponte dupla em SC, com quase mil metros
Tentativa de volta das obras do campus da UFSC em Joinville passa por parceria, de novo
Continua depois da publicidade
Volta de duplicação em lote de rodovia vira prioridade em reunião de Fórum Parlamentar em SC
Reforço de recursos para ponte de quase 1 km em SC tem sinal verde
Bonde elétrico do PR, com uso de trilhos “virtuais”, atrai atenção de outros Estados, inclusive SC
Ponte na Bahia com extensão dez vezes maior do que obra em Guaratuba tem data para iniciar
Nova faixa em acesso a porto em SC terá concreto em cruzamento com ferrovia








