A concessão da licença ambiental para as obras, anunciada nesta semana pelo DNIT, deixa a retomada do contorno ferroviário de São Francisco do Sul mais próxima. O planejamento do departamento é lançar a concorrência para a contratação das obras até o final de maio. Já o contorno de Joinville não tem previsão de retomada, mas há iniciativas em andamento: o projeto de engenharia foi concluído e agora falta a aprovação do projeto executivo e a elaboração do Plano Básico Ambiental Indígena (conclusão em três meses).

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A licença ambiental de instalação foi concedida pelo IMA. O contorno ferroviário de São Francisco do Sul tem traçado de 8,3 km, com retirada, em grande parte, da passagem dos trens de carga do perímetro urbano da cidade. A ferrovia faz a movimentação de cargas no porto de São Francisco do Sul. O orçamento da União de 2023 prevê R$ 54 milhões para as obras, quantia suficiente para a execução neste ano – o custo total do contorno é de R$ 225 milhões, conforme estimativa do ano passado.

O contorno de São Francisco do Sul, assim como o ramal de Joinville, teve as obras paralisadas em 2011 para revisão dos projetos. No caso de Joinville, houve necessidade de alteração no traçado pretendido. O custo da obra, também em estimativa de 2022, gira em torno de R$ 450 milhões. Como não há previsão orçamentária, a retomada só poderá ocorrer a partir de 2024.

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