nsc
nsc

Deputado pede aprovação do projeto da região metropolitana de Joinville

Compartilhe

Saavedra
Por Saavedra
10/04/2018 - 01h50 - Atualizada em: 10/04/2018 - 01h45
Joinville
(Foto: )

Na defesa do projeto de criação da região metropolitana de Joinville, Darci de Matos disse ontem na Câmara de Vereadores que o Norte precisa aprovar a proposta em tramitação na Assembleia, sob risco de perder “tempo e dinheiro”: a Grande Florianópolis, pela condição de metropolitana, ganhou recursos extras para plano de mobilidade, em um exemplo. Darci acredita em aprovação da metropolitana de Joinville em até três meses.

Edital do estacionamento 

O edital do estacionamento rotativo de Joinville entrou na fase final de análise no TCE. o serviço está suspenso desde 2013. 

De olho em 2020

A insistência do governo Udo em contar com um candidato a deputado federal pelo PMDB tem a ver também com 2020: se não tiver um nome forte para a disputa de 2018, vai facilitar, segundo o raciocínio, os potenciais adversários. Pelo menos dois candidatos a prefeito em 2016, Darci de Matos e Marco Tebaldi, vão concorrer a deputado federal. 

 

Alerta para acidentes com carga química

James Schroeder (PDT) citou ontem o episódio de contaminação do rio São João, em Garuva, após acidente com caminhão com produtos químicos, para alertar sobre os riscos na SC-418. “Imaginem se tivesse ocorrido na Serra Dona Francisca?”, citando que acidente semelhante afetaria o abastecimento de água de Joinville “por meses” – o rio Cubatão cruza a serra.  O vereador defendeu medidas de prevenção na rodovia.

Licitação para a Estrada Rio do Morro é lançada

O Deinfra lançou ontem, finalmente, a licitação de contratação de empresa para concluir a pavimentação da Estrada Rio do Morro, entre Joinville e Araquari. Os trechos sem asfalto somam quase dois quilômetros.  Além do asfaltamento, será construído trevo de acesso junto à BR-280 e passagem de nível junto à ferrovia. A obra parou no final de 2016, com a desistência da empreiteira. As propostas da nova concorrência têm de ser entregues até 10 de maio. A via faz um ligação alternativa entre a zona Sul de Joinville e a BR-280.

 

 

Florianópolis quer organização social na Saúde e na educação

Em Florianópolis, a Prefeitura está tentando a aprovação da Câmara de Vereadores para contratar organizações sociais na área da saúde e da educação. A alegação é de que não existe possibilidade de contratar mais servidores neste momento por causa dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal. Por isso, a proposta de transferir para organizações sociais a gestão de UPA e creches em construção. 

Sem previsão em Joinville

O projeto começou a tramitar na sexta, em regime de urgência, e já conta com campanha de divulgação nas ruas. O prefeito Gean Loureiro tem insistido que se o novo modelo não for autorizado, a UPA e as creches em construção não serão abertas. Tanto na saúde quanto na educação infantil, alega a Prefeitura de Florianópolis, os custos com a administração por organizações sociais seria mais baixos. Em Joinville, o modelo não está em estudo pela Prefeitura.

Leia outras publicações de Saavedra

Veja também:

Defensores do Vale Verde vão à Justiça para projeto voltar a andar na Câmara

Liminar dá prazo para Estado regularizar fornecimento de medicamentos na Farmácia

Terminais de ônibus terão mais vagas para bicicletas

Jefferson Saavedra

Colunista

Saavedra

Jefferson Saavedra traz análises e notícias exclusivas dos assuntos mais relevantes do Norte catarinense, com foco nos bastidores de todos os temas que envolvem especialmente Joinville e região, como política, segurança, mobilidade, saúde e educação.

siga Saavedra

Jefferson Saavedra

Colunista

Saavedra

Jefferson Saavedra traz análises e notícias exclusivas dos assuntos mais relevantes do Norte catarinense, com foco nos bastidores de todos os temas que envolvem especialmente Joinville e região, como política, segurança, mobilidade, saúde e educação.

siga Saavedra

Mais colunistas

    Mais colunistas