O contrato de parceria entre os portos de São Francisco do Sul e Itapoá para a dragagem do canal externo da baía da Babitonga foi assinado no início da tarde desta sexta-feira, em Itapoá. Em modelagem inédita, a aprofundamento do canal, com suavização de curva, será bancado pelo Porto Itapoá, em antecipação do pagamento de tarifas portuárias. A licitação para a dragagem, com custo máximo de R$ 324 milhões, teve edital lançado também hoje. As obras, com duração de dez meses a partir da ordem de serviço, devem começar no segundo semestre.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
O aumento do calado, o que permitirá que embarcações de até 366 metros acessem a Babitonga, é uma busca de mais de uma década. O licenciamento ambiental, concluído no ano passado, teve início em 2014. Houve tentativa de busca de recursos federais e até a concessão do canal chegou a ser examinada. Mas, como forma de não adiar o investimento indefinidamente, foi montada a modelagem inédita, com um porto privado bancando as obras por meio de adiantamento das tarifas portuárias de onze anos de duração.
O canal de acesso da Babitonga passará de 14 para 16 metros, o que permite cargueiros maiores ou com carregamento maior. “Com o aprofundamento do calado e da largura do porto nós vamos ficar competitivos igual ao Porto de Santos. Isso é ganho para todo mundo: para o transportador, para quem vendeu, para a cidade, é aumento de emprego”, afirmou o governador Jorginho Mello na solenidade.
A dragagem do canal externo terá outra situação inédita: parte dos sedimentos será usada no alargamento de três praias em Itapoá. São mais de 6 milhões de metros cúbicos de areia que serão usados na ampliação da orla. A prefeitura de Itapoá aponta o volume como o maior já licenciado em obras de alargamento no País.
Continua depois da publicidade
Como está ficando e quando estará pronta rua coberta em cidade de SC
“Maior do País”, novo alargamento de praias em SC terá passo importante nesta sexta
Quando deve ficar pronto prédio na rua das Palmeiras; confira imagens do projeto
O que está sendo feito na atual etapa de obras da Ponte de Guaratuba
Quais são as duas pontes com pedido de recursos de Joinville ao governo de SC
Obras voltam em rodovia de SC; como concreto vai reforçar contenção de 50 metros de altura
 
				 
                                     
                            
                            














