As obras da Ponte de Guaratuba entraram nesta semana na fase de execução da chamada aduela de partida, a estrutura de concreto que avança a partir de um pilar. A técnica permite a construção de vãos sem a necessidade de escoras. A ponte entre Guaratuba e Matinhos alcançou 44% do previsto no contrato. A previsão de conclusão da estrutura de 1.244 metros é abril de 2026. A contratação do governo do Paraná tem valor inicial de R$ 387 milhões.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Conforme divulgado pelo governo paranaense, a aduela é um elemento estrutural em pontes, principalmente as construídas pelo método dos balanços sucessivos. A estrutura é uma peça da ponte, construída de forma gradativa, a partir de um ponto central (como um pilar), e avançando para os dois lados, em um “sistema de equilíbrio”. A ponte de Joinville também vai usar aduela, mas em outra modalidade, chamada variável.
Confira imagens das obras
Também está em andamento a execução de estruturas temporárias para a sustentação de formas de concreto, o chamado cimbramento. Estão sendo executadas ainda estacas do segmento pré-moldado (a ponte tem também trecho pré-moldado), além da fabricação das vigas da base das pistas de tráfego. A requalificação dos acessos está em obras nos dois lados da ponte.
Quais são as duas pontes com pedido de recursos de Joinville ao governo de SC
Continua depois da publicidade
Obras voltam em rodovia de SC; como concreto vai reforçar contenção de 50 metros de altura
Qual será o tamanho de ginásio em Joinville após reforma
Novo passeio de trem em SC, com locomotiva centenária e túnel no trajeto, tem data de estreia
Mapa de Santa Catarina está na espera para ganhar 490 hectares
O que será avaliado na largada do estudo para nova ponte sobre o mar em SC
 
				 
                                     
                            
                            



