Apontado pela prefeitura de Itapoá como o maior alargamento licenciado no País, em volume de areia, a ampliação da orla em praias da cidade terá etapa importante: nesta sexta-feira, será lançado o edital de dragagem do canal externo da baía da Babitonga, de onde serão removidos os sedimentos para a engorda da faixa. A publicação vai ocorrer logo após a assinatura da parceria entre os portos de São Francisco do Sul e de Itapoá com o governo do Estado para as obras. O contrato para a execução deve ser assinado no segundo semestre, com início dos trabalhos na sequência. Será a primeira vez em que Itapoá terá obras de alargamento na orla.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
O aprofundamento do canal externo, acessos pelos portos das duas cidades, vai permitir a passagem de cargueiros de maior porte devido ao aumento do calado. O Porto Itapoá, um terminal privado, vai bancar as obras, como antecipação do pagamento de tarifas portuárias. O investimento será de R$ 324 milhões. O licenciamento ambiental, iniciado em 2014, foi concluído no ano passado.
Confira imagens de Itapoá
Em torno da metade dos 12,8 milhões de sedimentos a serem removidos do fundo do mar será usada no alargamento de 9 km das praias de Figueira do Pontal, Pontal do Norte e Princesa do Mar. O alargamento, adotado para enfrentar a erosão costeira, terá largura entre 40 e 90 metros. A ampliação da faixa vai ocorrer simultaneamente à dragagem do canal e retificação de curva.
Continua depois da publicidade
Quando deve ficar pronto prédio na rua das Palmeiras; confira imagens do projeto
O que está sendo feito na atual etapa de obras da Ponte de Guaratuba
Quais são as duas pontes com pedido de recursos de Joinville ao governo de SC
Obras voltam em rodovia de SC; como concreto vai reforçar contenção de 50 metros de altura
Qual será o tamanho de ginásio em Joinville após reforma
Novo passeio de trem em SC, com locomotiva centenária e túnel no trajeto, tem data de estreia
Mapa de Santa Catarina está na espera para ganhar 490 hectares