O custo para a duplicação da rodovia estadual de acesso à região portuária de Itapoá será de R$ 222 milhões. O governador Jorginho Mello anunciou a autorização para a licitação na noite de quinta-feira, na solenidade de posse da nova diretoria da Ajorpeme, em Joinville – William Holz assumiu a presidência da entidade empresarial. Com o anúncio, o edital da concorrência deve ser publicado nos próximos dias.
Continua depois da publicidade
Confira imagens
A SC-416 tem 25 km e e fica entre a SC-417 e a estrada municipal José Alves, cruzando também o município de Garuva. Essa rota de 40 km faz a conexão entre a BR-101 e a área portuária de Itapoá, onde está em operação o Porto Itapoá e onde será construído o porto da Coamo. O acordo dos royalties, assinado com o governo do Paraná, prevê duplicação da SC-417 pelo Estado vizinho, em investimento de R$ 365 milhões. A prefeitura de Itapoá vai se encarregar da duplicação da estrada municipal.
A SC-416 terá a implantação de nova pista, em concreto, ao lado da atual. É uma forma de permitir as obras sem interromper o tráfego de veículos. Após a conclusão das novas faixas, a atual pista vai receber camada de concreto, em técnica conhecida como whitetopping.
A atual movimentação de caminhões já criou a demanda pela duplicação, em expansão também necessária devido aos planos de expansão do Porto Itapoá – que vai passar a receber cargueiros de maior porte com o aprofundamento do canal externo da baía da Babitonga – e a construção do terminal da Coamo.
Continua depois da publicidade










