A prefeitura de Joinville está distribuindo cartilha com lista de serviços disponíveis na cidade para atendimento de moradores de rua. A iniciativa faz parte de nova edição da campanha “Não dê esmola, ajude de verdade!”. O tema foi abordado nesta quinta-feira pela secretária de Assistência Social, Fabiana Cardozo, durante sessão da Câmara de Vereadores. Também houve distribuição do folder, por servidores do Centro Pop, aos comerciantes da área central de Joinville.

Continua depois da publicidade

> Mortes por Covid-19 caem em Joinville e perfil das vítimas muda após vacinação

> ​Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A cartilha indica locais de atendimento para pessoas em situação de rua, com endereço, telefone e serviços prestados. Na lista, estão o Centro Pop, Serviço Especializado em Abordagem Social, Cepat (vagas de emprego), Consultório de Rua, Restaurante Popular, entre outros. As instituições que mantém parceria com o município, como locais de acesso a higiene pessoal, roupas e jantar, por exemplo.

As campanhas são realizadas de forma periódica em Joinville. Uma delas foi lançada nos anos 2000. Em 2019, com o aumento da população de rua, foram instaladas placas em semáforos sobre a iniciativa, entre outras ações. A atual campanha foi lançada na semana passada. “A esmola não contribui com as políticas públicas do município, pelo contrário, apenas fomenta a permanência das pessoas nas ruas”, afirmou a secretária Fabiana, conforme a prefeitura.

Continua depois da publicidade

> São quase 600 mil? Joinville busca estimativa mais atualizada sobre tamanho da população

> Nos últimos seis meses, Joinville só não teve morte por Covid em um dia

> Joinville tem plano de parque ao longo do Cachoeira; “deck Fritz” está na proposta

> Obras do contorno ferroviário de Joinville completam dez anos paradas; veja o que falta para retomada